Em cadeia nacional, Chávez confirma cirurgia para retirada de tumor

Presidente venezuelano passa por tratamento em Cuba

São Paulo – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu em cadeia nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira (30) que passou por cirurgia para retirar um tumor cancerígeno na região pélvica. Ele continua em tratamento em Cuba.

No pronunciamento, Chávez disse que foi confirmada a “existência de um tumor abcessado com presença de células cancerígenas, o que fez com que fosse necessária outra cirurgia para a extração total de dito tumor”. Essa foi a primeira vez que o presidente se dirigiu ao país desde que foi internado em Cuba, em 10 de junho. Apesar dos rumores dos útlimos dias, a notícia foi recebida com surpresa pelos venezuelanos.

Chávez disse que continua “evoluindo satisfatoriamente” da cirurgia enquanto recebe “tratamentos complementares” para combater os “diversos tipos de células encontradas e, assim, continuar pelo caminho de minha plena recuperação”.

Segundo ele, o líder cubano Fidel Castro foi quem lhe deu a notícia. “Fidel Castro em pessoa, o mesmo do quartel Moncada, o mesmo do [barco] Granma, o mesmo da Sierra Maestra, o gigante de sempre, veio me anunciar a dura notícia da descoberta cancerígena”, relatou Chávez, em seu pronunciamento à população.

“Otimismo e esperança”

Diante da notícia, o vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, conclamou os simpatizantes do governo a mostrar “unidade” e “disciplina socialista”, e disse que a direção do país continuará atuando “sem fraturas”.

“Com otimismo e esperança do presidente temos que, povo e governo, continuar avançando”, afirmou Jaua, durante uma transmissão feita no palácio de governo. “Exortamos todos os poderes públicos a unir-se na consolidação do Estado democrático”, afirmou o vice-presidente, acompanhado da maior parte dos integrantes do gabinete.

A presidenta Dilma Rousseff pediu ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para comunicar ao chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, que torce pela recuperação do líder venezuelano. “Conversei com o chanceler Nicolás Maduro e transmiti os votos da presidenta Dilma para o pronto restabelecimento do presidente Chávez”, disse Patriota. “Não tenho informações adicionais sobre o estado de saúde do presidente Chávez.”

 Com informações da Agência Brasil e da BBC Brasil

Leia também

Últimas notícias