Cristina Kirchner recebe alta e exames descartam tumor maligno

Um estudo que será entregue na próxima semana avaliará em profundidade o estado de saúde da presidenta (Foto: Arquivo Presidência da Argentina) São Paulo – A presidenta da Argentina, Cristina […]

Um estudo que será entregue na próxima semana avaliará em profundidade o estado de saúde da presidenta (Foto: Arquivo Presidência da Argentina)

São Paulo – A presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, recebeu neste sábado (7) alta do Hospital Austral, em Buenos Aires, após ser submetida a uma cirurgia na glândula tireoide. Os últimos exames alteraram o diagnóstico inicial, de câncer, tendo sido encontrado um problema de adenomas foliculares, o que descarta a necessidade de dar sequência ao tratamento. 

Cristina, que foi internada na última quarta-feira (4) para o procedimento, foi saudada por militantes kirchneristas que realizaram uma vigília nos últimos dias, pendurando bandeiras e mensagens de apoio e entoando músicas peronistas. “A presidenta e sua família agradecem a todas as pessoas, cidadãos, militantes e personalidades, pelas demonstrações de afeto e preocupação por sua saúde”, informou o comunicado emitido neste sábado. 

Cristina deve passar os próximos dias na residência presidencial de Quinta de Olivos, na capital federal, e, segundo interlocutores próximos, tem a intenção de dar sequência ao repouso em El Calafate, cidade em que fixou morada política ao lado do marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em outubro de 2010. 

Nos últimos dias, os boletins médicos expressaram o êxito da cirurgia e a boa recuperação da paciente, que se alimenta normalmente e demonstra boa disposição. Por enquanto não foi informado se a inexistência de câncer possibilitará a volta ao trabalho antes do dia 25, como estava previsto inicialmente. A presidência segue sendo exercida pelo vice, Amado Boudou.