BCE deve supervisionar todos os bancos da zona do euro

Bruxelas/Londres – O Banco Central Europeu (BCE) precisa de poder para supervisionar, punir e até fechar bancos da zona do euro, afirmará a Comissão Europeia na próxima semana ao apresentar […]

Bruxelas/Londres – O Banco Central Europeu (BCE) precisa de poder para supervisionar, punir e até fechar bancos da zona do euro, afirmará a Comissão Europeia na próxima semana ao apresentar os planos de uma união bancária para enfrentar a crise de dívida do bloco.

O movimento é parte de esforços maiores para evitar que bancos problemáticos, como o espanhol Bankia, levem países da zona do euro para uma crise mais profunda, ao tomarem recursos para financiar resgates. A proposta da CE é um passo rumo à integração econômica, necessária para garantir o futuro da região.

O presidente da CE, Jose Manuel Barroso, definirá na quarta-feira as propostas para que o BCE supervisione os 6 mil bancos da zona do euro, colocando o órgão acima do atualmente fragmentado sistema de reguladores nacionais.

O BCE pode ganhar força para acompanhar de perto a liquidez dos bancos e impor exigências mais altas para obtenção de capital a partir de primeiro de janeiro de 2014, de acordo com um rascunho da proposta, publicado no site do jornal italiano Il Sole 24 Ore hoje (7).

“A segurança e a solidez dos grandes bancos são essenciais para garantir a estabilidade do sistema financeiro. No entanto, experiências recentes nos mostraram que os bancos menores também podem representar uma ameaça à estabilidade financeira”, afirma o documento.

A Alemanha, no entanto, acredita que o BCE deveria somente supervisionar os bancos mais importantes, alegando que muita responsabilidade pode acabar prejudicando o poder de monitoramento do BCE.

 

Leia também

Últimas notícias