Fazenda Itapema

Um patrimônio histórico do período cafeeiro

Fachada da fazenda Itapema (Foto de divulgação)

A Fazenda Itapema foi fundada, em 1860, pelo coronel Sebastião de Barros Silva, que desbravou uma parte da Mata Atlântica para investir no plantio de café. Inicialmente o conjunto arquitetônico era composto pela sede, galpões, senzala e terreiros, que são em grande parte conservados até os dias de hoje e guardam traços da história cafeeira e escravista brasileira.

A mão de obra da fazenda Itapema era escrava, porém já na década de 1840 a Fazenda Ibicaba, que ficava nas proximidades, substituíra o trabalho escravo pelo de imigrantes, inicialmente portugueses e mais tarde alemães e suíços. Entre os imigrantes que vieram para Ibicaba, estavam os irmãos José e Simão Levy, que após trabalharem um período na fazenda, saldaram suas dívidas e tornaram-se comerciantes. Em 1871, eles fundaram a Casa Bancária Levy & Irmão e passaram a emprestar dinheiro aos grandes fazendeiros da região, inclusive ao Coronel Sebastião de Barros Silva.

Detalhes da fazenda Itapema (Fotos de divulgação)

No início da década de 1900, o Coronel Barros Silva possuía uma enorme dívida na Casa Bancária e, como não possuía mais recursos, ele quitou o que devia dando a Fazenda Itapema como pagamento. A partir desse período, a propriedade passou a pertencer à família Levy, e o major Levy Sobrinho, filho de Simão, foi morar na sede da fazenda e deu continuidade à cultura do café. No auge do ciclo cafeeiro, a fazenda Itapema chegou a se tornar grande exportadora do produto, através do porto de Santos.

Em 1929, devido à crise mundial, o major Levy substituiu as lavouras de café pelas de algodão. Na década de 40, ele investe no plantio da cana-de-açúcar e produz aguardente, comercializada com o nome de Canita. Nos anos 50, parte da produção de aguardente foi armazenada para envelhecimento em tonéis de madeira.

Em 1957, ano da última safra da qual participou, foi feita uma homenagem ao major Levy. Toda produção de Canita da qual ele participou, foi reservada para o envelhecimento. Quarenta anos depois, os netos e os bisnetos colocaram à disposição do mercado a reserva especial e limitada que recebeu o nome de aguardente Itapema. Atualmente, a fazenda mantém a produção de cana-de-açúcar e aguardente. No local, além de conhecerem os equipamentos, que ainda estão em funcionamento, e o conjunto arquitetônico histórico que passou por dois importantes ciclos da economia brasileira, os visitantes podem ainda comprar os produtos da fazenda.

Informações fazenda Itapema:
Rodovia Anhanguera, km 150 – Limeira/SP
Telefone: (19) 3442-1526 / (19) 3452-2982
Site: www.fazendaitapema.com.br