mídia local

TV Japi, a televisão genuinamente jundiaiense

No canal 3 da Net, a sintonia que fica 24 horas no ar e valoriza a gente da cidade

divulgação

Douglas Mondo responsável pela TV Japi

O advogado Douglas Mondo, há mais de 30 anos na profissão em várias especialidades, nunca deixou de lado uma velha paixão: a comunicação – ele é presidente e responsável pela programação da TV Japi que, como diz, “presta serviço, entretém, respeita o cidadão e valoriza os jundiaienses”.  Sua história de comunicador começou ao estudar três anos de Jornalismo na Faculdade Anhembi Morumbi. Porém, ao chegar ao final do curso, optou por formar-se advogado, foi presidente do Diretório Acadêmico, mas, mesmo assim, escrevia no Jundiaí Hoje, ao lado do jornalista Sandro Vaia que, depois, o levou para o Jornal de Jundiaí. “Foi quando me tornei colunista”– lembra. Depois, Douglas participou de entidades políticas, como o Centro de Estudos de Políticas, que promovia palestras sobre vários temas.

Então, ele formou a APJ – Ação Pró Jundiaí –, onde idealizou o primeiro modelo de Conselho de Segurança. “Levamos a ideia ao governador, que a transformou nos Conselhos Comunitários de Segurança, os Consegs.” Há oito anos nasceu a TV Japi. Em 2005, Douglas assume a presidência da televisão e a desenvolve como ela é hoje: “TV Japi a TV de Jundiaí”.   O advogado mostra que as atrações da TV incluem clássicos do cinema nacional e mundial, que retratam fatos históricos, e também obras retrôs de grande sucesso, que contam a história da propaganda e das músicas das décadas de 1960 e 1970.

Associam-se a isso, os programas produzidos pela equipe local com os jundiaienses, reveladores da força do povo e da cidade. Ele se lembra ainda das entrevistas, estilo talk shows, às terças-feiras, que têm a participação de gente da cidade. “São sindicalistas, artistas, políticos, enfim, pessoas que valorizam  a nossa cultura” – argumenta. Graças a significativa recepção, a TV Japi tem hoje um papel social importante. “A nossa audiência cresce e dá um orgulho tremendo para a cidade” – revela. A TV Japi tem público eclético e a programação  atrai a criança, com desenhos animados, os jovens e os adultos. “Buscamos uma programação família, sem violência e com muita cultura” – diz.

Sobre o momento da comunicação, Douglas enfatiza que a Internet modificou as mídias tradicionais – escrita, falada e televisada. “A Internet é a notícia dinâmica, do momento em que acontece, enquanto a mídia impressa só vai revelá-la no dia seguinte e às vezes com cara de fato ultrapassado” – observa.

As mídias eletrônicas mudam o perfil do leitor e do telespectador, a ponto de uma das maiores revistas do mundo, a Newsweek, com mais de 70 anos, fechar as suas portas. “Teremos de nos adequar à nova realidade. A tendência é a notícia rápida, curta e instantânea” – diz o presidente Douglas, que finaliza: “Em qualquer mídia, o que vale é a qualidade da informação, a seriedade, enfim, como um fato importante é revelado para a sociedade”.