Pessoas com deficiência

Secretário de Jundiaí quer expandir atividades do projeto Peama

Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas conquista medalhas e índices

A atleta Kelly Peixoto conquistou duas medalhas de ouro e quebrou os recordes brasileiros de arremesso de peso e lançamento de disco

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) possibilita que o atleta com deficiência dispute as competições nacionais, tendo o sonho de participar de provas internacionais, como as Paraolimpíadas – seu objetivo é integrá-lo na sociedade. O secretário municipal adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, afirma que “agora é a hora de o Peama expandir suas atividades”. Hoje, o projeto está centralizado no Conjunto Poliesportivo doutor Nicolino de Lucca, o Bolão.

O Peama conquistou 25 medalhas na Etapa Regional do Comitê Paraolímpico Brasileiro no atletismo e na natação, na primeira competição no ano. No atletismo, dez atletas conquistaram nove medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. Destaque para Kelly Peixoto, na classe F41 – nanismo – com duas medalhas de ouro e dois recordes brasileiros: no arremesso de peso, com 6,48 metros e no lançamento do disco, com 16,31 metros. A natação levou quatro atletas à competição. Eles conquistaram duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. A atleta Zancani Tamires conquistou o índice para as etapas nacionais nos 50 metros livre e nos 100 metros peito.