Saiba as regras

Vôlei sentado do Brasil estreia nesta sexta nas Paralimpíadas

Medalha de bronze nos Jogos do Rio de 2016, melhor resultado do país na modalidade, seleção feminina estreia contra o Canadá em busca da final

Washington Alves/EXEMPLUS/CPB
Washington Alves/EXEMPLUS/CPB
Para técnico da seleção feminina, além de Brasil, equipes da Rússia, China e Estados Unidos disputam medalha nas Paralimpíadas de Tóquio

São Paulo – A seleção brasileira feminina de vôlei sentado estreia às 6h30 desta sexta-feira (27) nas Paralimpíadas de Tóquio. Bronze nos Jogos do Rio de 2016, melhor resultado do país na modalidade, a equipe busca uma inédita final.

Para o técnico do time, José Antônio Guedes Dantas, há quatro seleções que devem brigar pelo pódio no feminino e ele inclui o Brasil neste grupo, com Rússia, China e Estados Unidos. Já no masculino, ele ponta Bósnia, Irã, Egito, Brasil, Rússia e Alemanha como seleções candidatas à medalha.

“É uma competição que a gente chama de tiro curto. São cinco jogos até a disputa da medalha: três na fase classificatória, semifinal e final. Então, a gente não tem o direito de pensar em errar, desde o primeiro momento tudo tem que dar certo. Temos trabalhado todos os aspectos: físico, técnico, tático e emocional para que possamos estar preparados para jogar essa final, que é a meta da seleção feminina”, disse o treinador ao site Rede do Esporte.

Ao mesmo site, a meio de rede da seleção feminina de vôlei sentado Luiza Fiorese acompanha a análise de Dantas. “Nenhuma seleção, do Rio para cá, evoluiu tanto quanto a nossa. São seleções que têm um nível técnico muito alto, mas que se mantiveram no mesmo nível. Tóquio vai ser o pilar, mesmo, para a gente entender aonde pode chegar. Uma final paralímpica não tem favorito, sabe? É quem está em um dia melhor, quem treinou mais, quem consegue lidar melhor com a pressão.”

Quais são as regras do vôlei sentado?

A modalidade é disputada por atletas divididos em dois grupos: VS1 e VS2. Na classe VS1, estão os esportistas com uma deficiência que tem maior impacto nas funções essenciais do vôlei sentado, como os amputados de perna, por exemplo. Na VS2, estão aqueles com uma deficiência com menor interferência nas atividades em quadra, como amputação de parte do pé.

Os sets têm 25 pontos corridos e o tie-break, 15, o time que vencer três sets ganha o jogo. A quadra mede 10 metros de comprimento por 6 metros de largura e a altura da rede é de 1,15 metro no masculino e 1,05 metro no feminino. Pode-se bloquear o saque, mas é preciso manter o contato com o solo o tempo todo, exceto nos deslocamentos.

A seleção masculina de vôlei sentado estreia no sábado (28), contra a China, às 6h30.

Leia também

Atletismo: Petrúcio Ferreira e Silvânia Costa vão em busca do bi paralímpico