dia de decisão

No Majestoso, São Paulo precisa quebrar tabus em mata-matas para superar Corinthians

Nas últimas seis vezes em que os dois rivais se encontraram em partidas eliminatórias de torneios oficiais, Alvinegro se deu melhor. Tricolor não vence um clássico em fases decisivas há 13 jogos

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians/Fotos Públicas

Disputa de bola na partida entre São Paulo e Corinthians na primeira fase do Paulista de 2017

São Paulo — Neste domingo (16), às 19h, no Morumbi, São Paulo e Corinthians jogam a primeira partida de ida das semifinais do Campeonato Paulista de 2017. O Tricolor vai tentar mudar uma escrita que já dura quase 17 anos: nas últimas seis vezes em que as duas equipes se encontraram em duelos eliminatórios, o Timão triunfou em todas.

A última vez que o São Paulo eliminou o adversário deste domingo foi na semifinal do Paulista de 2000. Na ocasião, o time treinado por Levir Culpi, que contava com jogadores como Rogério Ceni, Raí, Belletti, França e Marcelinho Paraíba, bateu duas vezes o rival, por 3 a 1 e 2 a 0, e terminou com o título da competição ao superar o Santos na final.

De lá pra cá, foram três semifinais, da Copa do Brasil de 2002, e de duas edições do Campeonato Paulista, em 2009 e 2013. E outras três finais, do Rio-São Paulo de 2002, do Campeonato Paulista de 2003, e da Recopa Sul-Americana de 2013.

Não entra nessa lista a última decisão entre os dois, por ter sido disputada em um torneio amistoso, a Florida Cup, em janeiro deste ano. Na competição, depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor superou o Timão por 4 a 3 nos pênaltis. Em caso de empate em número de pontos e saldo de gols depois das duas partidas semifinais, uma nova disputa por penalidades pode acontecer.

Jejum são-paulino

Não é apenas contra o Corinthians que o São Paulo tem enfrentado dificuldades nos últimos anos quando o assunto são confrontos eliminatórios. O Tricolor não vence um clássico em partidas de mata-mata há 13 jogos, o equivalente a nove anos. Seu último triunfo foi na primeira partida da semifinal do Campeonato Paulista de 2008, quando bateu o Palmeiras por 2 a 1 no Morumbi, sendo eliminado uma semana depois, em derrota por 2 a 0 no Palestra Itália.

O Palmeiras também foi o último grande paulista a ser eliminado pelo São Paulo em um campeonato oficial. Foi nas oitavas de final da Libertadores, em 2006, após um empate em 1 a 1 e uma vitória no Morumbi por 2 a 1.

Relembre também oito partidas históricas entre São Paulo e Corinthians.