Quartas de final

Brasil volta a campo às 12h, contra a Croácia. E pode fazer semifinal contra Argentina

Se passar, seleção vai encarar o vencedor de Holanda x Argentina, que jogam às 16h

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF
Richarlison, com três gols na Copa, é uma das opções ofensivas do Brasil

São Paulo – Depois de dois dias de pausa, a Copa do Mundo volta nesta sexta-feira (9) com dois jogos pelas quartas de final. O time do Brasil abre o dia enfrentando a Croácia, às 12h, no estádio Cidade da Educação. Quem ganhar assegura vaga na semifinal, na próxima terça (13). E terá como adversário o vencedor de Holanda x Argentina, que jogam às 16h, no Lusail. Assim, existe a possibilidade de uma semifinal sul-americana no Catar.

As outras duas partidas das quartas serão disputadas amanhã (10). Às 12h, a surpreendente e invicta seleção de Marrocos enfrenta Portugal. E às 16h será a vez de um clássico europeu: Inglaterra x França. Assim como na véspera, os vencedores desses confrontos fazem a outra semifinal, esta na quarta-feira (14). A decisão é no outro domingo (18).

Escalação e “dancinhas”

Após golear a fraca Coreia do Sul (4 a 1) nas oitavas, o Brasil surge como favorito diante da Croácia, que até agora não mostrou desempenho convincente na competição. Ficou em segundo em seu grupo, após dois empates por 0 a 0, contra Marrocos e Bélgica, e uma vitória (4 a 1) sobre o Canadá. Nas oitavas, mais um empate (1 a 1), com o Japão, e a classificação nos pênaltis.

O técnico Tite não deve fazer alterações. A única dúvida é o lateral-esquerdo Alex Sandro, que se recupera de lesão e passará por avaliação para provavelmente começar o jogo no banco. As escalações prováveis são: 

Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vinícius Júnior.

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Modric e Kovacic; Vlasic, Kramaric e Perisic.

Caso a partida termine empatada, haverá prorrogação de 30 minutos. Se o placar continuar igual, a decisão será por pênaltis.

Em tempos de rede social, a única “polêmica” da semana foi relacionada às “dancinhas” que os jogadores brasileiros fazem para comemorar gols. “Eu lastimo muito e não vou fazer comentários de quem não conhece a história e cultura do Brasil, o jeito de ser. É a cultura brasileira, e ela não vai desmerecer nenhum outro”, reagiu Tite.

O Brasil já venceu a Croácia duas vezes em copas: 1×0 em 2006, na Alemanha, e 3×1 em 2014, no Brasil, ambas pela fase de grupos. A Croácia, porém, é a atual vice-campeã, depois de perder a final de 2018 para a França por 4×2, na Rússia.

“Los hermanos”

Holanda e Argentina já decidiram uma Copa. Foi em 1978, em Buenos Aires, quando o time da casa venceu por 3 a 1 e ganhou seu primeiro título mundial. Na época, vários países criticaram a realização do torneio no país sul-americano, que, assim como o Brasil, vivia sob uma ditadura. A propósito, as seleções argentina e brasileira se enfrentaram naquele torneio, e outras três vezes em copas do mundo:

  • Brasil 2×1 Argentina em 1974 na Alemanha (quadrangular classificatório para a final, vencido pela Holanda);
  • Brasil 0x0 Argentina em 1978 (quadrangular classificatório para a final, vencido pela Argentina)
  • Brasil 3×1 Argentina em 1982, na Espanha, na segunda fase classificatória para semifinal (chave que acabou liderada pela Itália de Paolo Rossi);
  • Brasil 0x1 Argentina, em 1990, na Itália, pelas oitavas de final.

Já o confronto Brasil x Holanda ocorreu cinco vezes em copas, com vantagem para os europeus:

  • Brasil 0 x 2 Holanda, em 1974 na Alemanha;
  • Brasil 3 x 2 Holanda, em 1994 nos EUA;
  • Brasil 1 (4) x 1 (2) Holanda, em 1998 na França;
  • Brasil 1 x 2 Holanda, em 2010 na África do Sul;
  • Brasil 0 x 3 Holanda, em 2014 no Brasil.

Jogos das quartas de final da Copa do Catar

Hoje (9)

  • Croácia x Brasil, 12h
  • Holanda x Argentina, 16h

Amanhã (10)

  • Marrocos x Portugal, 12h
  • Inglaterra x França, 16h

Semifinais

Terça-feira (13)

  • Croácia ou Brasil x Holanda ou Argentina, 16h

Quarta-feira (14)

  • Inglaterra ou França x Marrocos ou Portugal, 16h