Professores das universidades federais, em greve há 26 dias, se reúnem com o governo

São Paulo – Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) se reunirão hoje (12), às 17h, com representantes do Ministério do Planejamento. A categoria está paralisada há 26 […]

São Paulo – Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) se reunirão hoje (12), às 17h, com representantes do Ministério do Planejamento. A categoria está paralisada há 26 dias e espera do governo uma proposta de mudanças para o atual plano de carreira docente. Já são 53 as instituições que aderiram à greve.

Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Marina Barbosa, a expectativa é de que as negociações avancem. “Na última reunião antes da greve, em 15 de maio, o governo nos apresentou verbalmente alguns pontos, que eram a repetição da proposta apresentada em dezembro de 2010. Ou seja, as negociações não avançam”, afirmou a dirigente, no site da entidade.

Ontem (11), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) anunciou a adesão à greve dos técnicos administrativos das universidades federais. A principal reivindicação desses trabalhadores é de um piso de três salários mínimos.