transporte público

Passe livre tem 52 mil estudantes cadastrados no ABC paulista

Gratuidade entrou em vigor neste ano nas cidades, garantindo isenção de tarifa no trajeto escolar, de segunda a sexta-feira; São Bernardo do Campo é a cidade com maior adesão ao programa

Andris Bovo

Santo André registrou filas para cadastramento, mas demanda diminuiu nos últimos dias, segundo a prefeitura

São Bernardo do Campo – Mais de 52 mil estudantes do ABC paulista já se cadastraram para ter direito à gratuidade no transporte público. O benefício, conhecido popularmente como passe livre, foi anunciado por prefeitos dos municípios da região em dezembro do ano passado e dá direito à isenção no pagamento da tarifa no trajeto escolar de segunda a sexta-feira.

Com 16,5 mil estudantes da rede pública e privada cadastrados até a última semana, São Bernardo do Campo é a cidade com a maior adesão no ABC. O cadastro é realizado desde 26 de janeiro na loja do Cartão Legal, na rua Marechal Deodoro, 769, centro. O formulário escolar para concessão da gratuidade está disponível no site www.cartaolegal.come também pode ser retirado no Terminal Rodoviário João Setti.

Pico inesperado

Em Santo André, a demanda intensa resultou em enormes filas em frente ao posto da Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André (Aesa), na avenida Industrial, centro. O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, explicou que o pico de atendimento registrado na primeira quinzena de fevereiro não era esperado, uma vez que a capacidade operacional foi organizada a partir dos cerca de 10 mil estudantes que eram cadastrados pela empresa até o ano passado, quando vigorava desconto de 50% no valor da passagem.

“Além disso, muita gente achou que o cadastro só seria feito em fevereiro, quando na verdade o programa é permanente e não possui limite (de concessão)”, argumentou o secretário. O processo de cadastramento foi alterado na semana passada, quando o agendamento passou a ser feito também pelo e-mail [email protected] Houve ainda a ampliação de 350 para 400 senhas diárias.

“Nos primeiros dias foram 250 senhas por dia, hoje (segunda, 16) foram 40 pedidos. Isso é sinal de que estamos próximos de estabilizar os números”, acredita Paulinho Serra. Até o momento, 15 mil estudantes finalizaram o cadastramento na cidade e a expectativa é que outros mil sejam incluídos até o fim deste mês.

Em Mauá, onde o procedimento para a gratuidade é realizado na Loja SIM localizada no Terminal Rodoviário Central, foram 12.129 cadastros até a última sexta-feira (13). Em 2014 inteiro, foram 14 mil cadastrados para pagar meia passagem. Diadema computou 4.194 registros no posto de atendimento do Sistema Ônibus Urbano (S.O.U.), localizado na avenida Presidente Kennedy, 287, centro.

Em Ribeirão Pires, a requisição do Bom Escolar Municipal no Posto de Atendimento na Vila Moderna teve 2.803 adesões.

A Vipe (Viação Padre Eustáquio), que opera o sistema em São Caetano, registrou 2 mil cadastros no posto no bairro Nova Gerty, mesmo número do ano passado inteiro para o passe que garantia a meia passagem.

Rio Grande da Serra não informou o número de estudantes que aderiram ao benefício.