Exame nacional

Estudantes pedem que Enem seja realizado em maio de 2021

Definição da data será feita após reunião do MEC com entidades de ensino médio e superior

EBC
EBC
Enem estava marcado para novembro, mas após pressão de estudantes, prova foi adiada

São Paulo – A melhor data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é maio de 2021. O período foi escolhido por enquete realizada pelo Ministério da Educação, mas ainda precisa ser debatido com entidades do ensino médio e superior.

A realização do Enem estava prevista para novembro, mas a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus resultou na suspensão de aulas, o que deixou alunos da rede pública com dificuldades de estudar. Desde o lançamento da enquete, entidades estudantis lançaram a campanha nas redes sociais para que a prova fosse feita em maio, para ajudar os estudantes da rede pública e dar mais tempo para a preparação.

De acordo com o MEC, 50% dos votos defendem a prova no segundo trimestre do ano que vem. Ao todo, 1.113.350 pessoas participaram da enquete, o que representa 19,3% do total de inscrições confirmadas (5.783.357) no Enem 2020. A data deve ser definida neste mês.

Comitê Gestor

Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador, seja de mesa ou portátil, ou tablet, para estudar em casa. É o que revela a décima edição da pesquisa TIC Educação, divulgada em debate on-line em 9 de junho, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). De acordo com a série histórica, desde 2016 há uma queda na presença desses dispositivos nos domicílios brasileiros.

A entidade alerta que o acesso à internet pelos estudantes das escolas públicas e privadas, em áreas urbanas e rurais, “já revelam algumas das desigualdades encontradas no Brasil, sobretudo aquelas que se refletem na educação neste período de pandemia que estamos vivendo”.