Na África do Sul, campanha pede educação para todos

Iniciativa discutirá educação e futebol, e contará com a presença de campeões mundiais e representantes dos governos do Brasil e da África do Sul

Mauro Silva, campeão mundial pela seleção brasileira de futebol em 1994 (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Campanha Global pela Educação e o Ministério do Esporte brasileiro realizam, neste sábado (10), o workshop “1GOL: Educação para Todos”. O evento será em Joanesburgo (África do Sul), na Casa Brasil (Centro de Convenções de Sandton).

No workshop são esperadas as presenças dos ministros do Esporte, Orlando Silva, do Turismo, Luiz Barreto, e da ministra da Educação da África do Sul, Angelina Motshekga, além dos ex-jogadores da seleção brasileira Mauro Silva, Bebeto e Carlos Alberto Torres, todos campeões mundiais.

Os jogadores vão desempenhar o papel de embaixadores da iniciativa e também debater a importância de conciliar o futebol a projetos sociais.“Esporte e cultura são os pilares para a formação intelectual dos jovens e a educação anda junto com a cultura. Essa é a oportunidade ideal para debater o assunto”, afirmou Mauro Silva, campeão do mundo em 1994.

O “1GOL: Educação para Todos” é uma parceria entre a Campanha Global pela Educação (CGE) e a Fifa para pressionar os governos a cumprirem as metas do programa Educação para Todos (EPT, Unesco, Dakar/Senegal, 2000) e garantir, prioritariamente, que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015.

Os organizadores discutem quais as possibilidades de continuidade da iniciativa na Copa de 2014 no Brasil. Para saber mais sobre a iniciativa e a campanha pela educação acesse o site.