Trabalho na rua caiu 25% na região metropolitana de São Paulo em 2011

São Paulo – Um setor menos citado nas pesquisas de mercado de trabalho, mas facilmente identificado pela população, foi reduzido em um quarto na região metropolitana de São Paulo em […]

São Paulo – Um setor menos citado nas pesquisas de mercado de trabalho, mas facilmente identificado pela população, foi reduzido em um quarto na região metropolitana de São Paulo em 2011, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Fundação Seade e do Dieese. De acordo com o estudo, o emprego no segmento de trabalhadores no chamado comércio de vias públicas – que inclui camelôs e outros vendedores que atuam nas ruas – caiu 25,4% no ano passado, o equivalente a 41 mil pessoas a menos.

O dado foi interpretado de forma positiva pelos técnicos, que veem um possível deslocamento para outros setores, ou para uma atividade formal. A ocupação no comércio na Grande São Paulo cresceu 2,6% em 2011, com a criação de 38 mil vagas. A alta da ocupação foi sustentada pelo setor de serviços, com alta de 3,7%, o correspondente a 180 mil empregos a mais.

Não houve crescimento do trabalho autônomo em 2011. O emprego sem carteira assinada recuou 7,2%, com a eliminação de 76 mil vagas. Já o emprego com carteira assinada aumentou 4,7%, com a abertura de 225 mil postos de trabalho formais.

 

 

 

Leia também

Últimas notícias