Outra agricultura

MST faz festa da colheita de soja orgânica e sem transgênico no Paraná

Cultivo está em assentamento da reforma agrária em Centenário do Sul. Ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira participam do evento no sábado

Maicon Veirick
Maicon Veirick
Produtores na lavoura de soja da Comunidade Fidel Castro, em Centenário do Sul, no Paraná

Brasil de Fato – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fará uma festa da colheita de soja orgânica e livre de transgênico, no próximo sábado (25). O cultivo de soja livre de transgênico começou em Centenário do Sul, região norte do Paraná local, no ano passado. A área ocupa 200 dos 13 mil hectares em que se encontram hoje assentamentos e acampamentos da reforma agrária. 

O evento terá a presença dos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Segundo o MST, a colheita tem venda certa. Parte dela será transformada em ração orgânica para alimentar galinhas poedeiras da Cooperativa de Comercialização Camponesa do Vale do Ivaí (Cocavi), criada pelas famílias do assentamento e composta por 375 cooperados, de nove municípios da região. Outra parte será vendida a empresas parceiras que também se dedicam à produção de ovos orgânicos; e o restante será comercializado na região.

O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e fez doação de toneladas de alimentos durante a pandemia. As famílias do Paraná que cultivam a soja orgânica – livre do veneno dos agrotóxicos – demonstram a viabilidade de  se produzir alimentos saudáveis. 

O movimento se coloca como uma alternativa viável e sustentável ao modelo proposto pelo agronegócio, que produz soja transgênica, contamina a natureza e a saúde. Já a produção orgânica fortalece a cadeia de alimentos saudáveis.

As comunidades envolvidas na produção da soja têm foco na organização da cadeia produtiva, desde sementes, produção dos grãos, industrialização e comércio.

Esse foco é visto como crucial para manter a autonomia das famílias assentadas.