IGP-M interrompe série de deflações

Indicador sobe 0,28% na primeira prévia de setembro, ante queda de 0,68% em igual período de agosto

São Paulo – O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) voltou a registrar leitura positiva no início de setembro, pressionado por uma reversão da queda dos custos no atacado. O indicador subiu 0,28% na primeira prévia de setembro, ante queda de 0,68% em igual período de agosto, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta sexta-feira (11).

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) avançou 0,39% agora, ante declínio anterior de 1,09%.

O IPA agrícola teve alta de 0,31%, ante baixa de 1,86%. O IPA industrial registrou elevação de 0,42% na primeira leitura de setembro, ante baixa anterior de 0,83%.

As maiores altas individuais de preços no atacado vieram de açúcar cristal, tomate, mamão, laranja e óleo combustível.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve variação positiva de 0,10% na primeira leitura de setembro, ante elevação de 0,01% na de agosto.

A aceleração veio da reversão da queda do grupo Alimentação, de 0,48% na leitura anterior para alta de 0,39% em agosto. Os preços de Vestuário fizeram o movimento oposto, caindo 1,19% na abertura de setembro ante alta de 0,19% no dado anterior.

As principais altas individuais de preços no varejo foram de limão, tomate, mamão papaia, gás de bujão e cenoura.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ficou estável, após subir 0,30% no dado anterior.

No ano, o IGP-M acumulou queda de 1,75% e nos últimos 12 meses, de 0,54%.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias