Atividade industrial sobe em junho, mas Fiesp revisa projeção do PIB para baixo

Falta investimento

Marcos Santos/USP Imagens

Para o PIB industrial, a Fiesp estima alta de 0,8%; a previsão anterior era de 1,4%

São Paulo – O crescimento do nível de atividade na indústria paulista, 2,6% de maio para junho, não impediu que a Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) revisasse para baixo sua projeção para o PIB brasileiro este ano, de 2,5% para 1,9%. Para o PIB industrial, a entidade estima alta de 0,8% – a anterior era de 1,4%. A previsão de 3,2% para a atividade industrial em São Paulo foi mantida.

“Você tem um ambiente que piorou muito e uma recuperação com vigor muito baixo. Tudo isso contribuiu para alterarmos as nossas previsões e com isso todos os valores que fazem parte dela também mudaram para pior”, afirmou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini. Para ele, existe uma “carência de eficiência” no país e é preciso “repensar o Estado e seu tamanho”. Segundo o diretor, há poucos investimentos na economia e o investimento público é “ridículo”.

No primeiro semestre, a atividade cresceu 4,3%. Em 12 meses, sobe 0,9%. A utilização da capacidade instalada manteve-se estável, passando de 81,7% em maio para 81,8%.

Com informações da Fiesp.