Marcha lenta

Com produção quase estável, Fiesp revê para baixo estimativas do PIB

'Nosso ânimo diminuiu', diz diretor da entidade

São Paulo – A atividade industrial paulista teve leve alta (0,2%) de março para abril, segundo dados divulgados hoje (28) pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias (Ciesp). As entidades revisaram para baixo sua estimativa tanto para o PIB brasileiro, de 3% para 2,5%, como o industrial, de 2,4% para 1,9%. Para o PIB do primeiro trimestre, que será divulgado amanhã (29) de manhã pelo IBGE, a projeção é de 0,8%.

Eu diria que o ânimo com o qual entramos em 2013, prevendo taxa de crescimento de 3%, diminuiu”, afirmou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini. “O resultado do primeiro trimestre – provavelmente errático nos meses de janeiro, fevereiro e março – ficou aquém das nossas expectativas e isso nos obrigou, e eu diria que obrigou a todas as entidades que fazem previsões, a rever os prognósticos.”

A produção industrial mostra desempenho melhor na comparação com abril do ano passado, com crescimento de 10,4%. Em 12 meses, o nível de atividade da indústria foi negativo em 1%. De janeiro a abril deste ano, a atividade subiu 4,3% sobre igual período de 2012.

Fiesp e Ciesp estimam que o nível de emprego deve crescer 1% em 2013, ante 1,6% na projeção anterior. A expectativa para a atividade é de alta de 3,2% – a anterior era de 2,3%.