Crise

Por falta de peças, Volkswagen dará férias coletivas a 3 mil no ABC

Parada será de 10 dias. Empresa já havia adotado a medida em maio, pelo mesmo problema

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Unidade da Volks em São Bernardo do Campo tem aproximadamente 8.200 funcionários, sendo 4.500 nas áreas de produção

São Paulo – Três mil trabalhadores da produção, de um total de 4.500, serão colocados em férias coletivas na Volkswagen de São Bernardo do Campo, por falta de peças e componentes eletrônicos. A parada forçada vai de 27 de junho a 7 de julho. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em maio, 2.500 trabalhadores tiveram férias coletivas pelo mesmo problema. No total, a fábrica tem aproximadamente 8.200 funcionários.

“Este é um problema que vem afligindo não só a indústria automobilística. Toda a indústria nacional vem sendo impactada. Isso acaba atingindo diretamente os trabalhadores”, afirma o coordenador-geral da representação na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, fazendo também críticas ao governo. “A falta de política industrial e de desenvolvimento no país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva nacional”, acrescenta.

Segundo o representante dos trabalhadores na Volks, o acordo vigente após negociação com o sindicato dá alguma tranquilidade nesse período de incerteza. “É muito importante neste momento termos um acordo de longo prazo que prevê situações como esta que vem perdurando há muito tempo. O acordo dá previsibilidade para trabalhadores se organizarem e também para a empresa pensar o futuro da planta”, comenta.


Leia também


Últimas notícias