Retração

PIB paulista encolhe 3,5% em 12 meses, em queda puxada pela indústria

No primeiro semestre, a queda foi de 4% ante igual período de 2014, segundo a Fundação Seade. De maio para junho, houve expansão

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo, cresceu 1,1% de maio para junho, segundo a Fundação Seade, vinculada ao governo paulista. Mas na taxa acumulada em 12 meses, a economia paulista cai 3,5%, mantendo uma trajetória negativa iniciada em fevereiro do ano passado. “Todos os setores apresentaram decréscimos no período, com destaque para a indústria, com retração de 7,3%”, informa o Seade.

Outras comparações também mostram queda do PIB estadual. No primeiro semestre, por exemplo, houve recuo de 4% em relação a igual período de 2014. A indústria caiu 7,8% e o setor de serviços, 2,4%, enquanto a agropecuária cresceu 5,8%.

Do primeiro para o segundo trimestre deste ano, a atividade econômica teve retração de 2,6%. Todos os setores registraram queda: -4,7% na indústria, -1,6% na agropecuária e -1,5% nos serviços.

A economia paulista caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno – representa 28,7% do PIB do país, sendo fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica. A economia brasileira, por sua vez, tem maior influência do desempenho das commodities”, compara o Seade. “A queda de desempenho da economia paulista foi influenciada, inicialmente, pelas condições macroeconômicas desfavoráveis à indústria. Nos últimos meses, os serviços – em destaque o comércio – passaram também a sofrer mais intensamente com a deterioração do atual quadro econômico brasileiro.” O PIB estadual soma R$ 1,6 trilhão.