Juros

Copom faz a segunda reunião de 2015, com expectativa de nova alta

Se confirmada, será a quarta elevação seguida. Em dois anos, taxa básica aumentou em cinco pontos percentuais, para 12,25% ao ano. Situação piora com economia fragilizada

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia hoje (3) a segunda reunião de 2015, com apostas praticamente unânimes de mais uma elevação na taxa básica de juros (Selic). Seria a quarta alta seguida, e a terceira consecutiva de meio ponto percentual, o que acumularia 1,5 ponto no intervalo de dois meses. Em menos de dois anos, os juros já somam aumento de cinco pontos, de 7,25% (abril de 2013) aos atuais 12,25% ao ano. Se a taxa de fato chegar a 12,75%, será a maior desde o final de 2008.

O principal argumento, mais uma vez, é a inflação, que tem persistido acima dos 6% anuais. Na última divulgação, em janeiro, superou os 7% (7,14% em 12 meses), acima do chamado teto da meta, que é de 6,5%. Apenas em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 1,24%. A “prévia” de fevereiro, o IPCA-15, somou 1,33%. O IPCA e o INPC do mês passado serão divulgados na sexta-feira (6).

A questão é aumentar juros em uma economia já fragilizada. As perspectivas são de baixa atividade este ano, assim como em 2014. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado será divulgado pelo IBGE no dia 27. A equipe econômica vem fazendo ajustes fiscais que, juntamente com juros altos, pode prejudicar ainda mais a economia, especialmente o setor produtivo.

Leia também

Últimas notícias