Política fiscal

Para 77% dos brasileiros, cortar impostos reduz a desigualdade, aponta pesquisa

Maioria é a favor da redução de impostos quando a desoneração traz investimento, afirma Clemente Gaz Lúcio, diretor técnico do Dieese e comentarista econômico da Rádio Brasil Atual

Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Maioria dos brasileiros compreende que uma reforma tributária seria importante para distribuir mais renda

São Paulo – Pesquisa realizada pelo Pew Research Center em 44 países sobre expectativas e percepções da população em relação à desigualdade mostra que, no Brasil, a maioria apoia redução de impostos como medida efetiva de combate à desigualdade social. Em todo o mundo, o estudo realizou 48.643 entrevistas entre 17 de março e 5 de junho. No Brasil, foram 1.003 entrevistas.

Para 68% dos brasileiros, a desigualdade é um “problema muito grave”. Contudo, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, comentarista da Rádio Brasil Atual, afirma que “a população percebe, nos últimos anos, uma redução da desigualdade, especialmente pelas políticas públicas, seja na geração de emprego, seja nas transferências de renda ou no sistema de seguridade e previdência”.

Como medidas de combate à desigualdade, além da redução de impostos, sugere-se também a redução da desigualdade salarial e a redução da diferença entre os salários e os ganhos do capital.

Clemente compara o cenário brasileiro ao internacional e diz que “nos países, onde a carga tributária é muito menor do que a brasileira, a questão dos impostos não é observada com tanto destaque, mas, no Brasil, onde nós temos uma carga tributária da ordem de 35%, é percebida, por boa parte dos respondentes, como uma medida importante, especialmente, a redução dos impostos quando ela gera um investimento e incremento da atividade econômica”.

“É uma pesquisa importante que revela, também, que o brasileiro é um povo que tem muita expectativa, muita esperança, em termos do desenvolvimento econômico”, afirma Clemente. E conclui: “Somos um país que tem a expectativa de que as transformações reduzam as desigualdades”.

Leia também

Últimas notícias