Apesar da redução da Selic, BNDES não vai reduzir taxa de juros de longo prazo

Banco do Brasil reduz novamente suas taxas neste mês

Rio de Janeiro – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, descartou hoje (19) qualquer possibilidade de redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), cobrada pelo banco de fomento nos financiamentos de longo prazo. “Não há plano nem intenção de fazer novas reduções da TJLP”, assegurou. Desde junho de 2009, a taxa está em 6% ao ano.

Segundo Coutinho, a TJLP só poderá cair se a expectativa for de inflação abaixo de 4% ao ano, no futuro. “Poderíamos, eventualmente, pensar nisso, mas ainda está longe”. Segundo o presidente da estatal, a TJLP “está no limite, que é a expectativa de longo prazo da inflação brasileira mais o risco Brasil, é uma taxa que já está calibrada”. E considerou saudável a redução da diferença entre a taxa básica de juros (Selic) e a TJLP.

Ao divulgar os resultados trimestrais do banco de fomento estatal, Coutinho disse que o banco trabalha com a perspectiva de crescimento da economia próximo de 4% este ano, puxado pelo investimento. A meta é “transformar o investimento na variável que lidera a expansão e permite um Produto Interno Bruto mais alto, este ano”.

BB reduz mais

O Banco do Brasil anunciou hoje (19) redução das taxas de juros para pessoas físicas e jurídicas a partir de segunda-feira (23), em resposta à nova taxa básica de juros (Selic), fixada ontem em 9% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). No dia 12 deste mês, a instituição já havia diminuído as taxas, quando lançou seu novo pacote de serviços. Desde então, segundo o banco, o volume de operações de crédito para pessoas físicas aumentou 45%. A média diária de desembolso passou para R$ 276 milhões e totaliza mais de R$ 1,3 bilhão em crédito liberado nos últimos cinco dias.

O pacote oferece taxa de 3% no rotativo do cartão de crédito e outras vantagens no cheque especial, como 10 dias sem juros e parcelamento do saldo devedor, também com taxa de 3%.

 

 

Leia também

Últimas notícias