Segundo Anac, companhias aéreas prometem reforçar quadros no fim de ano

São Paulo – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta segunda-feira (22) que as seis principais companhias aéreas do país prometeram reforçar suas equipes de atendimento durante o […]

São Paulo – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta segunda-feira (22) que as seis principais companhias aéreas do país prometeram reforçar suas equipes de atendimento durante o período de festas de fim de ano, entre 17 de dezembro e 3 de janeiro de 2011.

O acerto foi fechado em reunião das empresas – TAM, Gol, Azul, Webjet, Avianca e Trip – com a agência e também com representantes das autoridades que atuam nos aeroportos do país: Infraero, Polícia Federal, Receita Federal e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica.

“Entre as providências do setor estão a disponibilização de aeronaves reserva, o aumento das equipes de atendimento e equipamentos da Infraero, a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico, o incentivo ao check-in pela Internet ou totens nos aeroportos, a proibição de overbooking, o endosso de passagens entre as empresas”, afirma a Anac em comunicado à imprensa.

Nos voos internacionais, a Polícia Federal concordou em manter tripuladas todas as posições de controle de migração (checagem de passaportes) nos horários de maior movimentação, segundo a Anac.

Os temores da Anac estariam centrados em três tópicos: além do aumento considerável de passageiros, a emissão de bilhetes em número superior à capacidade de atendimento das empresas aéreas (overbooking) e as dificuldades que o pessoal dos aeroportos apresenta para receber usuários ainda não familiarizados com os procedimentos de embarque. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, uma companhia já teria vendido 10 mil passagens acima da capacidade dos vôos programados para o período.

A primeira viagem

“Calculamos que pelo menos 1,5 milhão de pessoas vão viajar de avião pela primeira vez em janeiro e fevereiro”, disse ao jornal Renato Meirelles, diretor do instituto Data Popular, especializado em pesquisas de consumo das classes C, D e E. O instituto projeta que, com a ascenção da nova classe média, 8,7 milhões de pessoas farão sua primeira viagem aérea entre julho de 2010 até o mesmo mês de 2011.

“É mais do que o dobro do movimento de passageiros registrado na África do Sul durante a Copa”. Além dos voos regulares, existem os fretamentos para operadores de viagens. Apenas a CVC, líder no segmento, fretará 2.660 voos para a alta temporada, 25% a mais do quer no mesmo período de 2009.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que a venda de passagens acima dos lugares disponíveis está entre os assuntos a serem tratados no encontro. “(Vamos) estabelecer uma programação, como a gente fez no ano passado, para ter tranquilidade em relação a horários, atrasos, evitar venda de passagens excessivas, como eles faziam, evitar overbooking, todas essas coisas. Ou seja, vamos estabelecer regras neste sentido”, disse.

Com informações da Reuters e do Brasília Confidencial

Leia também

Últimas notícias