BC vai ser operador do Fundo Soberano no mercado de câmbio

Brasília – O Banco Central será o operador do Fundo Soberano no mercado de câmbio, informou nesta quarta (22) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro garantiu ainda que […]

Brasília – O Banco Central será o operador do Fundo Soberano no mercado de câmbio, informou nesta quarta (22) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro garantiu ainda que a regulamentação para que o fundo possa comprar ou vender dólares está pronta.

“Está pronto não precisa mais de regulamentação. Está todo regulamentado e poderá operar quando achar necessário a qualquer momento. Basta a Secretaria do Tesouro determinar que se adquira dólares e ele (o fundo) fará isso, a compra e a venda”, disse.

Segundo ele, o Tesouro Nacional avaliará o momento oportuno para comprar ou depois vender dólares e entrará no mercado. A operação será coordenada com o Banco Central para evitar conflitos nas operações. A coordenação continuará sendo do Tesouro Nacional.

O dinheiro não será os R$ 17,9 bilhões do superávit primário que estão depositados no Fundo Soberano, mas sim das disponibilidades de recursos do Tesouro Nacional. “São duas contas diferentes: uma conta orçamentária, que lida com os recursos primário e foi colocado lá, e a outra é uma conta financeira, que lida com as disponibilidades de caixa do Tesouro, explicou.

O ministro disse ainda que essas disponibilidades são “muito grandes” e afirmou que as operações do fundo serão parecidas com as do Banco Central quando precisa comprar dólares. “Não tem limites para adquirir dólares. O Tesouro também não tem limite para adquirir dólares. Será uma conta financeira, com troca de real por dólar e não terá nenhum gasto.”

Guido Mantega disse ainda que com a entrada do fundo, o governo tem uma fonte adicional de compra de dólares, que pode significar até mesmo o dobro da capacidade nas operações.

O ministro não informou o valor disponível pelo Tesouro atualmente para comprar dólar no mercado e voltou a garantir que a quantia é grande. “O Tesouro tem o seu caixa e ninguém sabe quanto tem, com exceção do secretário do Tesouro e do Ministro da Fazenda. E sempre tem muita liquidez e pode adquirir liquidez com a transação de títulos, porque compra e vende títulos. Os seus próprios títulos do Tesouro e ele tem um caixa grande, que pode ser utilizado para essa finalidade.”

Leia também

Últimas notícias