Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2010 / 03 / Copom mantém taxa básica de juros em 8,75% ao ano

Copom mantém taxa básica de juros em 8,75% ao ano

Selic fica inalterada pela quinta reunião seguida; três dos oito integrantes do comitê queriam elevação para 9,25%
por Vitor Nuzzi, da RBA publicado 17/03/2010 20h03, última modificação 17/03/2010 20h04
Selic fica inalterada pela quinta reunião seguida; três dos oito integrantes do comitê queriam elevação para 9,25%

São Paulo - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (17), pela quinta reunião seguida, manter em 8,75% ao ano, sem viés, a taxa básica de juros. A decisão não foi unânime: cinco votaram pela manutenção e três pela elevação em meio ponto percentual, para 9,25%.

"O Comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária", diz o comunicado do Copom.

Costumeira crítica da taxa de juros, a Fiesp desta vez apoiou a decisão, considerando que o BC teve bom senso. A entidade disse receber bem a manutenção da taxa, "embora entenda que há condições seguras para que a Selic seja mais baixa", diz nota assinada pelo seu presidente, Paulo Skaf. "“Precisamos estar unidos, governo e sociedade, nesse momento em que ainda saímos de grave crise internacional."

A última redução da Selic aconteceu em julho do ano passado, quando a taxa passou de 9,25% para 8,75%, no quinto corte seguido – de janeiro a julho de 2009, a redução foi de cinco pontos percentuais. Desde julho, no entanto, o Copom optou pela manutenção da taxa básica.