Vendas de veículos atingem novo recorde de alta em 2009

São Paulo – As vendas de veículos no Brasil aumentaram em dezembro, encerrando 2009 com novo recorde, e o setor estima mais um forte crescimento para este ano, de quase […]

São Paulo – As vendas de veículos no Brasil aumentaram em dezembro, encerrando 2009 com novo recorde, e o setor estima mais um forte crescimento para este ano, de quase dois dígitos.

As vendas automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país cresceram 16,41% em dezembro sobre novembro, para 293.030 unidades, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No acumulado de 2009, as vendas de veículos somaram 3,14 milhões de unidades, avanço de 11,35% sobre 2008, atingindo patamar recorde.

Considerando apenas automóveis e comerciais leves, a Fenabrave estima para 2010 um aumento nas vendas de 9,73%, para 3,3 milhões de unidades.

A entidade divulgou ainda que as vendas de dezembro também subiram na comparação o mesmo mês de 2008, mas num percentual bem mais acentuado, de 50,6%, por conta da fraca base de comparação.

O final de 2008 para o setor foi marcado por forte retração na demanda provocada pelos efeitos da crise financeira internacional no país.

2009

Em 2009 como um todo, as vendas de automóveis somaram 2,48 milhões, crescimento de 12,93% ante o ano anterior. As vendas de comerciais leves totalizaram 530 mil, alta de 11,4%.

Já as vendas de caminhões caíram 11,5% em 2009, para 109.146 unidades, e as de ônibus recuaram 14,2%, para 22.598 unidades.

As vendas de motos no ano passado foram de 1,6 milhão de unidades, uma queda de 16,42% sobre 2008. Em dezembro, elas somaram 157.978 unidades, alta de 19,19% sobre novembro e de 10,18% ante igual mês de 2008.

Em 2009, a Fiat liderou o setor, vendendo 736.961 unidades de automóveis e comerciais leves e obtendo 24,49% de participação no mercado brasileiro. Em seguida ficou a Volkswagen, com vendas de 684.387 unidades e participação de 22,74%.

A General Motors vendeu 595.424 unidades e obteve 19,79%; a Ford teve vendas de 304.024 e participação de mercado de 10,10%. A Honda ficou em quinto, com vendas de 125.869 e parcela do mercado de 4,18%.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias