Cinema

‘O Quarto de Jack’: um filme de amor e agonia presos entre quatro paredes

Longa-metragem que estreia nesta quinta-feira no Brasil é baseado no best seller 'Quarto', de Emma Donoghue, e livremente inspirado em uma história real: uma garota sequestrada que tem um filho do estuprador no cativeiro

Divulgação

Jack tem na fantasia e inocência a proteção costurada pela mãe com linhas de amor e pavor

O pequeno Jack (Jacob Tremblay) tem apenas 5 anos e, desde que nasceu, vive com sua mãe (Brie Larson) em um minúsculo quarto no quintal da casa de Nick (Sean Bridgers), o único elo que Joy e o filho têm com o mundo exterior. Há sete anos, ela foi raptada pelo velho e desde então vem sendo repetidamente estuprada pelo sequestrador. Fruto desta monstruosidade, o menino nunca teve qualquer contato com a vida fora do quarto. Para protegê-lo da dor e tornar o cotidiano da criança mais suportável, Joy cria para ele um universo paralelo cheio de fantasia.

Esta é a trama de O Quarto de Jack, filme dirigido pelo cineasta irlandês Lenny Abrahamson, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (18). O longa-metragem baseado no Quarto, best seller da escritora Emma Donoghue, mais que um thriller psicológico, é uma história sobre como o amor de uma mãe pode ultrapassar os piores horrores para proteger um filho de uma realidade extramente dura e cruel.

As primeiras cenas do filme podem até deixar a impressão de que Joy e Jack vivem uma vida normal em condições precárias. Mas, aos poucos, vai ficando claro que aquele lugar pequeno e sujo é o cativeiro onde Nick mantém presos mãe e filho. Quando chega a noite e as travas da porta anunciam a chegada do velho, a mãe logo manda o menino para dentro do armário, para que ele não a veja sendo violentada e, principalmente, para que corra menos risco de cair nas mãos sujas do estuprador.

Dentro do armário, com seu amigo imaginário, quando vê televisão ou se depara com um camundongo, Jack tem na fantasia e inocência a proteção costurada pela mãe com linhas de amor e pavor. Para o menino, o mundo se resume à Joy (que ele chama de Ma) e ao cômodo de três metros quadrados. Todo o resto que ele via na TV compunha outros mundos, em outros planetas. Mas os nervos de Joy já não suportam mais a clausura, a violência, o estupro e a dor de ver Jack crescer naquela situação. Ela decide então traçar um arriscado plano de fuga para o garoto.

Mas a liberdade de mãe e filho continua encarcerada na cabeça de ambos. Adaptar-se novamente ou pela primeira vez à vida real pode ser um longo e árduo caminho, no qual Lenny Abrahamson nos conduz com intensidade. As brilhantes atuações do pequeno Jacob Tremblay e de Brie Larson deixam o espectador com um nó no estômago do início ao fim do filme.

A autora de Quarto e roteirista do longa metragem afirma que a ideia para o livro surgiu em 2008, quando veio à tona o caso do austríaco Josef Fritzl, conhecido como “o monstro de Amstetten”. Ele manteve a filha Elizabeth presa no porão durante 24 anos, onde a estuprou repetidamente e teve sete filhos com ela. Um deles, Felix, passou seus cinco primeiros anos de vida enclausurado. “Dizer que Quarto é baseado no caso Fritzl é muito forte. Eu diria que o livro foi desencadeado por ele. As reportagens de jornais sobre Felix Fritzl [filho de Elizabeth], com cinco de idade, surgindo em um mundo sobre o qual ele não sabia nada, pôs uma ideia na minha cabeça. Essa imagem de uma criança de olhos arregalados conhecendo o mundo como um marciano vindo para a Terra me pegou”, declarou Emma Donoghue para o jornal britânico The Guardian.

O Quarto de Jack
Direção: Lenny Abrahamson
Roteiro: Emma Donoghue
Produção: David Gross e Ed Guiney
Fotografia: Danny Cohen
Montagem: Nathan Nugent
Trilha sonora: Stephen Rennicks
Elenco: Amanda Brugel, Brie Larson, Cas Anvar, Jack Fulton, Jacob Tremblay, Jee-Yun Lee, Joan Allen, Joe Pingue, Justin Mader, Kate Drummond, Matt Gordon, Ola Sturik, Randal Edwards, Rodrigo Fernandez-Stoll, Rory O’Shea, Sandy McMaster, Sean Bridgers, Tom McCamus, Wendy Crewson, William H. Macy, Zarrin Darnell-Marti
Duração: 118 minutos
Ano: 2015
Países: Canadá e Irlanda
Classificação: 14 anos

Quarto
(livro)
Autora:
Emma Donoghue
Editora: Verus Editora
Título original: Room
Tradução: Vera Ribeiro
Gênero: romance estrangeiro
Páginas: 350
Preço sugerido: R$ 47,90