dores

Filme pernambucano discorre sobre o vazio deixado por antigas paixões

'Permanência', de Leonardo Lacca, dá forma à ausência e aos sentimentos represados ao longo do tempo. Longa-metragem estreia nesta quinta-feira em várias cidades brasileiras

divulgação

São Paulo – Leva tempo superar a perda de um grande amor. Às vezes, nem se supera: a relação acaba mas deixa no corpo um vazio com o qual aprendemos a conviver. A vida segue, outras pessoas vêm, outros amores nascem. Ou não. Mas aquele espaço vazio continua alojado em alguma parte.

É este sentimento que o pernambucano Leonardo Lacca materializa em seu primeiro longa-metragem, Permanência, que estreia nesta quinta-feira (28) em São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Salvador, Fortaleza, Natal, Maceió, João Pessoa e Manaus.

Irandhir Santos (de Tatuagem, O Som Ao Redor e A História da Eternidade) é Ivo, um fotógrafo de Recife que vai a São Paulo para a abertura de sua primeira exposição individual. Ele poderia se hospedar em um hotel, mas decide ficar no apartamento de Rita (Rita Carelli), com quem, fica evidente, parece ter tido uma intensa relação no passado.

Ambos seguiram em frente depois do término. Ela é casada com Mauro e tem uma vida estável. Ele tem namorada. No reencontro, o vazio que a ausência deixou em ambos grita e deixa no ar desconfortáveis silêncios com os quais eles tentam, desajeitadamente, lidar. O clima fica carregado por um turbilhão de desejos e emoções que entrelaçam passado e presente.

Permanência é composto de sensações e de silêncios que dizem muito. Mesmo que não estejam mais juntos e que tenham outras pessoas em suas vidas, Ivo e Rita nunca deixaram de existir como casal. É por isso que ela toma um choque quando revela um rolo de filme que o fotógrafo lhe dá: as cores da Rita que ela era com Ivo parecem ter se apagado com o tempo, sem que ela se desse conta.

Além dos protagonistas e de Mauro (Silvio Restiffe), o marido, há outras duas personagens importantes em Permanência: a fria e agitada São Paulo acolhe uma Recife ensolarada e criativa.

O filme foi exibido em diversas mostras e festivais, entre eles o Festival do Rio, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival International du Film Entrevues Belfort, na França, o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, onde ganhou os prêmios de melhor diretor e ator, entre outros.

PERMANÊNCIA (Coffee Stains) – TEASER from Trincheira Filmes on Vimeo.

Ficha Técnica:

Permanência
Direção e roteiro: Leonardo Lacca
Produtora: Emilie Lesclaux
Direção de fotografia e câmera: Pedro Sotero
Direção de arte: Juliano Serrano
Som: Pablo Lamar
Trilha sonora: Jon Wygens
1ª assistente de direção: Laura Mansur
Direção de produção: Julia Maury
Figurino: Flora Rebollo
Produção: Cinemascópio e Trincheira
Distribuição: Vitrine Filmes
Elenco: Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe, Laila Pás, Genésio de Barro, Sabrina Greve, Vera Barreto Leite