Inspiração

Tom Zé sobre protestos: ‘A descaração pública nacional está assombrada’

Em nova canção, músico e compositor alerta para as 'infiltrações de direita' nas mobilizações nas ruas e vê momento de celebração do país

Fora do Eixo / CC

Tom Zé afirma que momento de mobilizações trouxe nova força política para o Brasil

São Paulo – O cantor e compositor Tom Zé lançou, na semana passada, música inspirada nas manifestações que pipocaram nas ruas das cidades por todo o país, Povo Novo, feita em parceria com o também compositor Marcelo Segreto. Para Tom Zé, o momento é de celebração, já que as reivindicações dos movimentos levaram a uma nova postura política, inclusive de governantes. “Estamos em um estado de celebração na medida em que toda a descaração pública nacional está assombrada, e tentando se redimir das suas eternas malandragens. Senado, Câmara, a oposição, o governo, está todo mundo empenhado em também seguir a voz da consciência”, disse em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Para ele, o movimento das ruas configura uma nova força política. “A gente está com o coração batendo e conserva uma alegria muito grande com essa força nova que o Estado de direito ganhou, a população ganhou, inesperadamente, da noite para o dia, quando começamos a ir pras ruas.”

Na música, Tom Zé também alerta sobre o caráter conservador que muitas das manifestações adquiriram, principalmente após a revogação do aumento da passagem de ônibus, trem e metrô em São Paulo, no último dia 19, com versos como “Olha, menino, que a direita já se azeita querendo entrar na receita”.

No dia 20, a manifestação marcada com intuito de comemorar o anúncio feito pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi marcada por intolerância a militantes de partidos políticos e movimentos sociais. Neste sentido, Tom Zé afirma que as reflexões da socióloga Marília Moscou foram fundamentais para a composição.

“A Marília tinha escrito em 19 de junho as preocupações sobre as infiltrações de direita nessas passeatas. Quando você está fazendo um trabalho e tem liberdade completa fica muito difícil, o documento que ela postou me ajudou a saber o que era conveniente e inconveniente, isso ajudou a fazer, fomos nos guiando, pelos cuidados que ela pedia para que se tomasse.”

A faixa está disponível para download gratuito no site oficial do músico.

Ouça aqui a reportagem na íntegra de Tom Zé á repórter Marilu Cabañas.

Confira a letra de “Povo novo”:

A minha dor está na rua
Ainda crua
Em ato um tanto beato, mas
Calar a boca, nunca mais!

O povo novo quer muito mais
Do que desfile pela paz
Mas Quero muito mais
Quero gritar na

Próxima esquina
Olha a menina
O que gritar ah, o
Olha menino, que a direita
Já se azeita,
Querendo entrar na receita, mas
De gororoba, nunca mais
Já me deu azia, me deu gastura
Essa politicaradura
Dura,
Que rapa-dura!