Poesia

Coletivo Mjiba lança antologia poética de mulheres negras

Pretextos de Mulheres Negras, que será lançado no dia 31, reúne 22 escritoras

Inspiradas no livro Oro Obírin, lançado em 1998 pela ONG Criola, no Rio de Janeiro, Elizandra de Souza e Carmem Faustino, do Coletivo Mjiba – Jovem Mulher Revolucionária, decidiram reunir poemas de mulheres negras como uma forma de fortalecer o protagonismo e o fazer artístico entre as mesmas.

Com o apoio do Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo, as organizadoras reuniram os escritos de 20 mulheres da capital paulista e das convidadas Queen Nzinga Maxweell, da Costa Rica, e da moçambicana Tina Mucavele.

Por meio de textos, imagens e perfis biográficos, a obra apresenta as subjetividades das autoras e a maneira como elas se autorrepresentam. Vêm à tona questões ligadas ao corpo da mulher negra, à sua resistência, memória, ludicidade, religiosidade, musicalidade, entre outros valores presentes no que chamam de “africanidades”.

O objetivo da obra é contribuir com a visibilidade das mulheres negras e fazer com elas sejam sujeito e objeto de sua própria literatura, autoras e protagonistas de suas histórias. “A escolha das escritoras aconteceu ao observarmos o circuito literário na periferia e fora dela. Percebemos que as mulheres negras eram minorias nas publicações, apesar de sempre serem protagonistas nos espaços dos saraus”, aponta Elizandra de Souza, que além de organizadora é autora dos textos Flores de Oyá e Sol da Madrugada, que integram o livro.

As autoras foram convidadas a publicar os textos que escolhessem na obra. “É a primeira vez que pelo menos parte das autoras tem um texto publicado em um livro. Muitas não se consideram poetisas, mas sim mulheres que querem fazer o uso da poesia para ter voz, comunicar os ‘silenciamentos’, os amores, as dores, as angústias”, completa Elizandra.

Pretextos de Mulheres Negras será lançado na Ação Educativa, na próxima quinta-feira (31) com show de Camila Tridade interpretando cantoras negras, discotecagem de Vivian Marques e recital com as 20 autoras de São Paulo.

Serviço
Lançamento
Quando: quinta, 31 de outubro, das 19h às 22h
Onde: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, Centro – SP
Informações: (11) 3151-2333 r. 153 / 9 8251-4024 / 9 8651-2546

Ficha técnica
Pretextos de Mulheres Negras
Autoras: várias
Organização: Carmem Faustino e Elizandra Souza
Ilustrações: Renata Felinto
Projeto gráfico: Nina Vieira
Tradução: Allan da Rosa e Fernanda Felisberto
Revisão: Carmem Faustino e Juliana Santos
Preço: R$ 15
Contato para compra: [email protected] ou (11) 98251-4024