segurança

Medidas preventivas ajudam a reduzir os problemas durante o carnaval

Advogado da Proteste afirma que pesquisa de locais, reserva de hotéis e cuidados com os documentos são importantes para evitar transtornos durante a folia ou a viagem

tomaz silva / ABR

É recomendável que o cidadão leve para a folia pouco dinheiro e documento de identificação

São Paulo – O carnaval é uma festa que envolve milhões de brasileiros, seja em blocos de rua ou em viagens para lazer. Uma série de providências devem ser tomadas para se evitar imprevistos desagradáveis durante a folia ou viagem. O advogado da associação de defesa dos direitos do consumidor Proteste, David Passada, afirma que a pesquisa prévia dos locais que se vai visitar é uma das principais medidas preventivas. “Pesquisando nós podemos evitar a maioria dos problemas comuns nesta data. A internet também facilita bastante a pesquisa nos fóruns de discussão, nas redes sociais e nos sites dos Procons”, disse à Rádio Brasil Atual.

No caso de reserva em hotéis e pousadas desconhecidos, pode-se verificar os cadastros da Embratur. “É importante acessar os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor para ver se existem muitas reclamações da empresa escolhida e se os problemas foram solucionados”, orienta Passada.

O advogado também alerta para que se guarde os comprovantes de compra, números de protocolos e cópias de contratos feitos para o caso de reclamações formais ao atendimento ao consumidor das empresas. “Se não for suficiente, o cliente deve reclamar nos órgãos de defesa do consumidor ou na Justiça, munido de todos os comprovantes que provem a lesão do seu direito.”

Para os blocos e festas carnavalescas é importante levar documento de identificação e somente a quantidade de dinheiro necessária para o evento. Passada ressalta que as pessoas ficam “mais vulneráveis” durante a folia.

Nós sabemos que não cabe ao cidadão a preocupação com a segurança pública, mas é um problema que afeta todo mundo”, afirma. Outras orientações da Proteste podem ser vistas na Cartilha de Carnaval produzida pela entidade.