Trecho sul do Rodoanel não resolverá problema do trânsito de São Paulo, diz especialista

Orçada em R$ 5 bilhões, o trecho sul do Rodoanel inaugurado nesta terça-feira (30) não resolverá sozinho o problema do trânsito da capital paulista. A avaliação é do professor do […]

Orçada em R$ 5 bilhões, o trecho sul do Rodoanel inaugurado nesta terça-feira (30) não resolverá sozinho o problema do trânsito da capital paulista. A avaliação é do professor do departamento de Engenharia Civil da Fundação Educacional Inaciana, Creso de Franco Peixoto. “Haverá, sim, um alívio no trânsito de São Paulo, mas os resultados não serão tão perceptíveis no primeiro momento”, disse.

Para o especialista, a solução para o trânsito da cidade de São Paulo não se resume apenas ao Rodoanel. Segundo ele, é necessário que o governo invista num sistema multimodal de transporte público. “Falta um sistema multimodal para São Paulo. Qualquer melhoria fica ultrapassada em três anos se for feita de forma isolada”, afirmou.

O trecho sul do Rodoanel, de acordo com Peixoto, vai interligar as rodovias Anchieta e Imigrantes com as rodovias Anhanguera, dos Bandeirantes, Castello Branco, Raposto Tavares e Régis Bittencourt.

Em nota, o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP) Norival de Almeida Silva, afirmou que o novo trecho do Rodoanel não aliviará o trânsito na capital paulista. Para ele, o tráfego deve apresentar alguma melhora com a conclusão das obras da Avenida Jacu Pêssego.

O governador José Serra, que participou da cerimônia de inauguração, disse que o trecho sul do Rodoanel, que tem 61,4 quilômetros, reduzirá em 43% o fluxo de tráfego da Marginal Pinheiros e em 37% o da Avenida dos Bandeirantes. “Esta não é uma obra para a cidade de São Paulo, é para o litoral e para o interior, já que vai ligar as estradas”, disse.

Fonte: Agência Brasil