Teresópolis recebe doações para desabrigados do temporal de sexta-feira

Rio de Janeiro – O domingo de Páscoa (8) em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi dedicado ao recebimento de doações para as quase mil pessoas que ainda estão […]

Rio de Janeiro – O domingo de Páscoa (8) em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi dedicado ao recebimento de doações para as quase mil pessoas que ainda estão desalojadas ou desabrigadas em razão das fortes chuvas de sexta-feira (6). Cinco pessoas morreram durante o temporal, que durou mais de quatro horas.

No sábado (07), as secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Civil e Desenvolvimento Social deram inicio à distribuição de donativos e kits contendo colchonetes, cobertores, leite e água. Só nos bairros Ilha do Caxangá e Vargem Grande foram distribuídos cerca de 200 kits.

Os núcleos comunitários de Defesa Civil dos bairros do Rosário e do Pimentel receberam da organização não governamental Care Brasil a doação de material de limpeza, carrinhos de mão, enxadas, pás, foices, garfos, luvas de borracha, vassouras e cordas para ajudar na desobstrução das vias.

Pelo menos quatro distritos de Teresópolis, na região serrana fluminense, ainda enfrentam falta de energia elétrica em consequência do temporal. A concessionária Ampla, que fornece energia para a maioria dos municípios da região, admitiu, em nota, que ainda há falta pontual de energia elétrica nos distritos mais atingidos pelas chuvas.

A concessionária informa que o trabalho de restabelecimento vem sendo feito conjuntamente com a Defesa Civil do município. A Ampla aguarda a liberação das áreas interditadas para que suas equipes possam recuperar as redes de transmissão atingidas.

Segundo a concessionária, nas comunidades do Perpétuo, de Santa Cecília, Meudom e Canoas, “por causa da queda de barreiras nesses locais, o fornecimento de energia só pode ser normalizado depois da liberação da Defesa Civil”.

Segundo a Ampla, a distribuidora continuará com as equipes reforçadas, em Teresópolis, até que o fornecimento de energia seja normalizado.