Onda de calor

Rio registra sensação térmica recorde de 60,1ºC

Capital fluminense registrou a temperatura recorde às 10h20, enquanto São Paulo teve congestionamento rumo ao litoral

Tânia Rego/Agência Brasil
Tânia Rego/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.

O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado (59,7ºC). A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.

Leia também: Onda de calor atípica e duradoura atinge o Brasil nos próximos dias

Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica.

A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que as pessoas se hidratem e evitem exposição prolongada ao sol.

São Paulo

A temperatura na cidade de São Paulo alcançou nesta sexta-feira (15) a marca de 34,3ºC, maior temperatura para um mês de março desde 2012, quando a mesma marca já havia sido atingida. O dado é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa marca também iguala a maior temperatura já registrada para este ano na cidade, que ocorreu nos dias 8 e 9 de janeiro.

A maior máxima média já registrada em um mês de março, de acordo com dados do CGE, ocorreu no dia 1o de março de 2012, com 35,3°C. Já a maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu nos dias 9 e 10 de março de 2005, com 38,4°C em Parelheiros, zona sul da capital.

Neste sábado (16) houve lentidão nas estradas de acesso ao litoral paulista. Às 14hs havia pelo menos 12 quilômetros de congestionamento na rodovia dos Imigrantes e 14km na rodovia Anchieta, segundo a concessionária Ecovias.

*Com Agência Brasil