Meteorologia confirma raios no Vale do Ribeira, onde teria começado blecaute

Centro de Previsão e Estudos Climáticos aponta que localização exata das descargas elétricas depende de estudo aprofundado

O Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE) confirma que chuvas, vento e descargas elétricas atingiram o Vale do Ribeira, na região sul do estado de São Paulo, onde teria se originado o blecaute da noite de terça-feira (10).

Gustavo Carlos Juan Escobar, coordenador do Grupo de Previsão do Tempo do CPTEC, informou à Rede Brasil Atual que equipamentos fazem em tempo real o acompanhamento de cada região, e que pelas imagens foi possível detectar uma forte ocorrência de raios.

O Vale do Ribeira foi apontado como o local onde começou o problema pelo desligamento de linhas de transmissão devido às más condições meteorológicas. Inicialmente, apontou-se que a origem foi a subestação de Itaberá, cidade próxima da divisa entre São Paulo e Paraná e que recebe linhas ligadas à subestação de Ivaiporã (PR). No entanto, ainda não há a localização exata do início do blecaute que atingiu 18 estados.

A porção sul do estado de São Paulo, como a maior parte do Sudeste, sofre nesta época com pancadas de chuva ocasionadas pelo forte calor. Para esta quarta (12), a previsão é de mais tempestade no Vale do Ribeira.

O acompanhamento dos raios e um estudo mais detalhado de sua localização na noite de terça-feira depende da análise de outra equipe do Inpe, um trabalho que pode demorar mais tempo para que se chegue a conclusões.

Leia também

Últimas notícias