Governos dividem tarefas na reconstrução de São Luiz

Pela primeira vez desde a inundação, representantes diretos das esferas federal, estadual e municipal debatem o tema em conjunto

(Foto: João Peres)

São Luiz do Paraitinga – Uma reunião nesta terça-feira (12) começa a definir a divisão de trabalhos na reconstrução de São Luiz do Paraitinga, que foi alagada em razão das chuvas na virada do ano. Os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, são esperados na sala de reuniões montada na Casa Oswaldo Cruz, um dos redutos históricos que escaparam da inundação da cidade do interior paulista.
Será a primeira vez que representantes diretos do Poder Executivo federal estarão no local desde a catástrofe.

Especulou-se nos bastidores que desavenças partidárias podem explicar a demora na comunicação entre a gestão municipal, tucana, e Brasília, sob comando do PT. Na segunda-feira, sob pressão, a prefeita Ana Lucia Sicherle esperava algumas ligações telefônicas para definir se vai à capital federal pedir recursos para a reconstrução de São Luiz.

Apenas no início desta semana foram emitidos documentos, que precisam do crivo do governador José Serra, também do PSDB, pedindo auxílio oficial do Ministério da Integração Nacional.

Agora, eventuais conflitos pré-eleitorais deverão ficar de lado na definição de tarefas. Espera-se que a reunião desta terça ao menos delineie o que caberá a cada um dos poderes. O que se sabe é que os governos estadual e federal terão de liberar muitos recursos para reerguer São Luiz e eventualmente ajudar com abatimento de taxas e impostos, algo que já vem sendo adiantado nos últimos dias.

Além disso, participam da reunião os órgãos de preservação do patrimônio, que precisam debater o método e o cronograma de reconstrução da cidade. A Igreja Matriz, por exemplo, precisa da definição de equipes de remoção dos escombros. Nos imóveis pertencentes ao patrimônio histórico, a limpeza é mais lenta por conta da necessidade de encontrar objetos que possam integrar e orientar o restauro.