Comunidade do Morro da Embratel, em Manguinhos, recebe 152 apartamentos do PAC

Rio de Janeiro – Os moradores do Complexo de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, receberam hoje (26) as chaves simbólicas de 152 unidades habitacionais construídas pelo Programa de […]

Rio de Janeiro – Os moradores do Complexo de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, receberam hoje (26) as chaves simbólicas de 152 unidades habitacionais construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As moradias inauguradas pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), vão atender os moradores da comunidade da Embratel que viviam em barracos de papelão e madeira e foram removidos e transferidos para habitações pagas pelo estado, por meio do aluguel social.

A previsão é construir, nesta região, até o final do ano, 480 apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. No terreno, de 33 mil metros quadrados, devem ser construídas, ainda, uma ciclovia, uma quadra de esportes e lazer, equipamentos de ginástica, área de recreação infantil e pista de skate. “A grande credibilidade de nosso trabalho com o PAC é que acabou aquele negócio ‘é para pobre então faz mais ou menos’. Tudo aqui é de muita qualidade”, garantiu o governador.

O investimento total do PAC Manguinhos é de R$ 565,6 milhões. Desde o início das obras, há cerca de dois anos, já foram inaugurados um colégio, um complexo esportivo, um parque aquático, o Complexo de Atendimento à Saúde (CAS), 416 unidades habitacionais, uma biblioteca-parque, um centro de geração de renda e um centro de apoio jurídico, a Casa da Mulher e uma unidade de referência da juventude.

Segundo o governo federal, na segunda etapa do PAC a previsão é atender 1,5 milhão de pessoas.