Estado descumpre acordo para compensar impactos das obras do Rodoanel em São Bernardo

São Bernardo do Campo – Há exatos dois anos, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinava convênio com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A. – empresa do governo estadual) para […]

São Bernardo do Campo – Há exatos dois anos, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinava convênio com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A. – empresa do governo estadual) para oficializar as compensações previstas por conta das obras do Trecho Sul do Rodoanel. Hoje, após o governo do Estado festejar o “aniversário” de dois anos de inauguração da via (abril de 2010), moradores dos bairros Montanhão, Demarchi, Jardim Represa, Parque Botujuru, Parque Imigrantes, Batistini, Parque Los Angeles, Royal Park e Alvarenga aguardam pelas obras de recuperação, recapeamento e sinalização.

Apesar do compromisso assumido em refazer trechos utilizados pelos caminhões que transportavam toneladas de materiais para a construção do Rodoanel e executar obras de infraestrutura como asfalto e canalização de córrego em quatro bairros, nada foi feito.

Moradores do Royal Park estão indignados com o descaso do Estado. Com população de 8 mil pessoas, o bairro ficou praticamente ilhado após o início das obras do Rodoanel. “Não temos mais acesso fácil ao Jardim Represa, por exemplo. Ônibus, que antes passavam pelas ruas do bairro, hoje só na via principal. E quando chove, é lama por todo lado”, afirmou a auxiliar de enfermagem Terezinha Pereira Leão da Silva, 52 anos, que mora no bairro há 15 anos.

“Olha a situação do córrego. Para atravessar para o outro lado temos de utilizar uma pinguela”, disse, indignada, a consultora de vendas Jacilene Ana Ferrari.

No acordo entre Dersa e Prefeitura está o recapeamento de sete vias do Royal Park. “Vieram medir as ruas, pensamos que as obras começariam. O último prazo que nos deram foi 1º de abril, mas era mentira”, afirmou a dona de casa Cleide Rebeque, 50 anos.

A reportagem também percorreu outras ruas relacionadas no convênio, como a estrada da Cama Patente, no Jardim das Oliveiras, a estrada Galvão Bueno, no Jardim Represa, e a avenida Ângelo Demarchi, no Bairro Demarchi. Em todas a situação é precária. Para trafegar, é preciso desviar das crateras.

“Gostaríamos que o Estado cumprisse o que prometeu. Esta avenida (estrada da Cama Patente) é muito movimentada. Não tem acostamento nem sinalização. Só quero segurança e viver com um pouco mais de qualidade”, disse a dona de casa Rúbia Nunes Silva Machado, 37 anos, que mora no Jardim das Oliveiras.

Convênio prevê R$ 93 milhões em obras

O convênio 152/08, firmado em 16 de abril de 2010 entre Prefeitura de São Bernardo e Dersa, prevê o reparo de mais de 21,4 mil metros de vias danificadas por conta da construção do Trecho Sul do Rodoanel. O investimento do Estado é da ordem de R$ 93 milhões na cidade. Desse total, R$ 23 milhões seriam destinados a obras e serviços e R$ 69 milhões para compensações ambientais.

O vereador Paulo Dias (PT), que mora no Jardim Represa, acredita que a Promotoria Pública terá de entrar no processo para que o convênio seja cumprido. “Nada de concreto acontece. A Dersa já apresentou quatro cronogramas de obras, que simplesmente não saem do papel”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Gestão Ambiental de São Bernardo, a Administração está acompanhando o cumprimento deste convênio. Já enviou um ofício para a Dersa, pois uma série de itens está pendente. A Dersa respondeu o ofício explicando as pendências e na próxima quarta-feira (25/04) várias secretarias municipais se reunirão para avaliar os pontos polêmicos e pendentes e tirar um posicionamento.

Em nota, a Dersa informou que na primeira fase foram recuperadas oito vias, e concluídas em dezembro de 2011. A segunda fase, que compreende a recuperação do pavimento de outras vias, como as citadas pela reportagem, estão em fase de projeto para posterior licitação de obras, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2012.