Admirável mundo novo

Tecnologia fará integração entre usuário e sistema de ônibus de São Paulo

Aplicativos, alguns já em funcionamento, possibilitam que cidadão interfira, critique e obtenha informações em tempo real. Sobre Bilhete Único Mensal, gestão Haddad aguarda adesão do governo estadual

Alf Ribeiro/Folhapress

A expectativa é de que os aplicativos permitam acompanhamento e crítica do sistema de transporte

São Paulo – A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo apresentou na tarde de hoje (7) à imprensa os três vencedores da Hackatona do Ônibus, uma maratona de hackers realizada em 27 de outubro com o objetivo de encontrar ferramentas para melhorar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo.

A ferramenta vencedora foi desenvolvida pela NanoIT com o nome “Cadê o ônibus?”. A proposta apresenta aplicativos para o cobrador, para a SPTrans, que administra o sistema, e para os usuários. Para o módulo do funcionário, o projeto propõe um painel (tablet) para que atue como uma espécie de fiscal do ônibus e também fonte de informações, tais como lotação, trechos com trânsito, ocorrências e vandalismo, por exemplo, ligado a torcidas de times de futebol.

O módulo do usuário do traz um aplicativo mobile gratuito multiplataforma, baseado no aplicativo ‘Cadê o Ônibus?’, que já funciona.

O segundo lugar coube à PoliGNU, cujo aplicativo, #TrilhaSP, dará ao usuário a possibilidade de avaliar o serviço prestado pelo sistema utilizando um modelo do tipo game. Com ele, quem o utilizar terá “recompensas” sociais (“medalhas”), e os perfis dos usuários seriam integrados às redes sociais e ao Twitter da SPTrans.

Em terceiro ficou a equipe Bad Request com o aplicativo InsPorte, o “Inspetor do Transporte”, que possibilitará ao cidadão informar as condições do transporte público interagindo pela melhoria do serviço.

O chefe de gabinete da secretaria, Ciro Biderman, disse que até segunda-feira o site da prefeitura deve incorporar os aplicativos à página da SPTrans. Ele destaca que todos os 58 participantes da Hackatona puderam utilizar dados da própria administração municipal. Dessa maneira se privilegiou, segundo ele, a participação de jovens ao mesmo tempo em que incentiva a transparência.

No site da prefeitura, o usuário pode utilizar o sistema Olho Vivo, que mostra inúmeras informações em tempo real dos itinerários dos ônibus do sistema municipal, como localização e distância.

Bilhete Único Mensal

Durante a entrevista coletiva, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, se disse “otimista” quanto à adesão do governo do estado ao Bilhete Único Mensal. O sistema começa a funcionar no próximo dia 30. “Eu acho que ele vai acabar aderindo. É só uma questão de alguns ajustes. Eles têm sinalizado que podem aderir, então a expectativa é grande. A nossa parte está toda preparada, na área técnica, e esperamos que eles adiram ao benefício ao usuário de ônibus, metrô e CPTM”, disse.

O sistema, que foi uma promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), permitirá ao usuário realizar quantas viagens de ônibus quiser durante um mês ao custo de R$ 140.

Tatto afirma que a utilização do Bilhete Único Mensal será vantajosa para quem fizer mais de duas viagens por dia, considerando os dias úteis. “Há expectativa de que o usuário também utilize o bilhete para lazer nos fins de semana. Uma família de três pessoas gastaria R$ 18 para passar a tarde num parque, o que é significativo num orçamento familiar. Acredito que a adesão será bastante grande.”

Segundo a secretaria, até o momento houve 120 mil adesões ao bilhete único mensal.

Para o usuário que utiliza cotidianamente ônibus e metrô, enquanto o governo estadual não adere ao sistema, continuará sendo mais vantajoso continuar com o Bilhete único comum, já que ele teria de pagar duas vezes a tarifa de R$ 3,00 – uma ônibus, outra no metrô ou no trem.