trégua

Sem-teto suspendem manifestação durante amistoso da seleção brasileira

Após um mês de manifestações quase semanais, MTST decide priorizar diálogo com governos estadual e federal por acordo para garantir moradias à ocupação Copa do Povo

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) suspendeu a manifestação que estava marcada para a tarde de hoje (6) durante o amistoso entre as seleções de Brasil e Sérvia, no estádio do Morumbi, na zona sul da capital paulista. Em nota à imprensa, o MTST informou que “a decisão foi tomada por sinalizações claras tanto do governo federal quanto do governo do estado de São Paulo em relação a pautas do movimento”. O MTST havia ameaçado “dificultar” a chegada dos torcedores ao estádio, caso não tivesse resposta de suas reivindicações.

Apesar disso, o movimento ressalta que espera posições conclusivas sobre as pautas e “reitera que a suspensão da mobilização de hoje não significa suspensão das lutas”. Caso não sejam atendidos, os integrantes do MTST prometeram um ato durante o 64º Congresso da Fifa, que será realizado nas próximas terça e quarta-feira (10 e 11) no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro, zona sul.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, emissários da presidenta Dilma Rousseff (PT) teriam entrado em contato com o movimento e pedido que não fosse realizado o protesto. A presidenta já havia recebido o movimento em visita a São Paulo, no dia 8 de maio.

O grupo apresentou as reivindicações, mas não teve retorno sobre o assunto. As principais reivindicações são alterações no Minha Casa, Minha Vida para aumentar a participação dos movimentos sociais no programa e a melhoria da qualidade das moradias. O MTST cobra ainda a elaboração de uma nova lei do inquilinato que atrele o reajuste dos aluguéis ao índice de inflação medido pelo Dieese.