Dale, tchê!

Prefeitura de São Paulo espera invasão argentina a partir deste sábado

Órgão pede que turistas evitem a Vila Madalena, já considerada lotada antes da chegada dos hermanos. Pelo menos 70 mil torcedores devem vir à cidade para jogo contra a Suíça, na terça (1º)

Em festa, torcedores argentinos fecharam rua de Copacabana, no Rio de Janeiro, no jogo de estreia contra a Bósnia <span>(Paulino Menezes/Portal da Copa/ME)</span>Prefeitura sugere que argentinos conheçam rua Augusta e bairro do Bixiga em São Paulo <span></span>Cônsul da Argentina pediu que torcedores sem ingressos não se desloquem para o Itaquerão <span></span>Acompanhar as partidas na porta dos estádios é um hábito argentino <span></span>

São Paulo – São Paulo está acostumada a receber turistas e tem serviços suficientes para acomodá-los. Fato. Porém, a chegada prevista de pelo menos 70 mil argentinos a partir de amanhã (28) para acompanhar a partida contra a Suíça na terça-feira (1), na Arena Corinthians (Itaquerão), na zona leste, exigiu uma operação especial da prefeitura. O esquema inclui desde a abertura do sambódromo para estacionar caminhões até dicas de outros points que não a Vila Madalena, na zona oeste – afinal, o bairro já tem lotação considerada acima da capacidade pela prefeitura antes da chegada dos hermanos.

A princípio, o esquema adotado na terça-feira será o mesmo para os jogos do Brasil e demais jogos no Itaquerão: o rodízio será ininterrupto entre das 7h às 20h para os carros com final de placas 3 e 4, as faixas de ônibus funcionarão durante todo o dia, e a Avenida Radial Leste será parcialmente interditada, assim como as ruas do centro próximas ao Vale do Anhangabaú, onde está localizada a Fifa Fan Fest. As medidas foram anunciadas hoje (27), em entrevista coletiva, pelo secretário municipal de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Rosa.

Os vizinhos, no entanto, ganharam uma atenção a mais: eles contarão com um posto móvel do consulado argentino no Parque Trianon, na Avenida Paulista. Os que vierem em trailers e motorhomes poderão estacionar os veículos no Sambódromo, que será transformado em um grande estacionamento com 400 vagas a partir de amanhã. Na segunda-feira (30), os torcedores argentinos poderão contar também com o Autódromo de Interlagos para estacionar seus veículos.

Como muitos devem vir pelas estradas, os pedágios das rodovias Régis Bittencourt e Castelo Branco entregarão aos turistas argentinos um guia de boas-vindas a São Paulo. O manual alerta que existem outros lugares divertidos além da Vila Madalena, que ficou mundialmente famosa com a Copa, e convida os argentinos a conhecer a Rua Augusta e os bairros de Perdizes, Bixiga (Bela Vista), Pompeia, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Vila Mariana. A publicação sugere ainda o uso de transporte público e alerta que a legislação brasileira proíbe dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Durante a entrevista, o secretário e o cônsul da argentina em São Paulo, Agustín Jorge, pediram que os argentinos que não têm ingressos para a partida assistam ao jogo na Fifa Fan Fest, em bares ou restaurantes e que não se desloquem até a porta do estádio, hábito comum no país. O guia alerta que não haverá telões ao redor do estádio e que, por isso, sem ingresso, “será inútil se dirigir até lá”.