'verdade inconclusa'

Operação Condor é tema de documentário e debate em São Paulo

Longa será exibido nesta quarta-feira (6), às 19h, no Cine Olido, região central da capital, com a presença do diretor, Cleonildo Cruz, e do ex-ministro Nilmário Miranda, entre outros

Caroline Rossasi/UNIPAMPA/fotos públicas

Peritos realizaram o processo de exumação do corpo de Jango em 13 de novembro de 2013

São Paulo – O documentário Operação Condor – Verdade Inconclusa, de Cleonildo Cruz, será exibido nesta quarta-feira (6), em pré-estreia, no Cine Olido, na região central de São Paulo. Na obra, lançada este ano, o autor procura mostrar origens e detalhes da aliança entre ditaduras sul-americanas na década de 1970, além de ressaltar o apoio financeiro dado pelos Estados Unidos antes mesmo de a operação ser iniciada.

A projeção faz parte do projeto Cine Direitos Humanos, em parceria da SpCine com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O Olido fica na Avenida São João, 473. Depois do filme, haverá debate com a presença do diretor, a coordenadora de Direito à Memória e à Verdade da secretaria, Carla Borges, a professora Jussaramar da Silva, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP, Marcelo Zelic, e ex-ministro de Direitos Humanos Nilmário Miranda, atual secretário estadual da pasta em Minas Gerais. A entrada é gratuita.

O diretor pretende demonstrar a troca de informações que já existia entre os regimes autoritários, antecedendo a própria Operação Condor, em um período em que a preocupação das ditaduras era evitar o “perigo vermelho” representado pelo comunismo. O filme mostrará casos de desaparecidos políticos fora de seus países de origem. A obra começou a ser filmada em 2013, durante a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, o Jango, em São Borja (RS).

Leia também

Últimas notícias