mãos à obra

Minha Casa Minha Vida já entregou 4.785 unidades neste ano

Lula destacou que o programa habitacional “voltou para ficar”, e disse que a previsão é chegar a 7,4 mil moradias entregues até o final do mês que vem

Divulgação/MCID
Divulgação/MCID
Otimista, ministro Jader Filho quer chegar a 10 mil unidades habitacionais até o 100º dia de governo

São Paulo – O governo federal entregou nesta terça-feira (4) mais um empreendimento do Minha Casa Minha Vida, contemplando desta vez 336 famílias do bairro de Afogados, em Recife. Participaram da cerimônia o ministro das Cidades, Jader Filho, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB).

Com 14 blocos de três andares, oito apartamentos por andar, o condomínio Ruy Frazão atende à Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. Nessa categoria, o programa subsidia até 95% do valor do imóvel a famílias que recebem até R$ 2.640 por mês em áreas urbanas ou ganham até R$ 31.680 por ano em áreas rurais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agendas em Brasília e não participou do lançamento. Mas, pelas redes sociais, ele comentou os avanços do programa, relançado em meados de fevereiro.

Jader Filho foi ainda mais otimista que o presidente. “Nosso objetivo é chegar até o 100º dia de Governo Lula entregando cerca de 10 mil unidades habitacionais”, disse o ministro, durante a cerimônia. “Daqui para a frente só vamos avançar. Queremos que o Minha Casa, Minha Vida chegue mais rápido às pessoas.”

De acordo com o Ministério das Cidades, o programa deve contratar 2 milhões de unidades habitacionais até 2026, incluindo as linhas de atendimento subsidiadas pelo Orçamento Geral da União e financiadas com recursos do FGTS.

Parceria

Destinado a famílias do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), o condomínio tem infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. O empreendimento tem, nas imediações, acesso a transporte público, uma creche, três escolas e um posto de saúde.

Além da isenção do IPTU, o prefeito João Campos anunciou que vai garantir tarifa social de energia aos morados do condomínio. Além disso, ele afirmou que vai discutir com a comunidade a construção de um equipamento público no local. “Queremos saber qual equipamento elas preferem aqui dentro. Pode ser uma creche, uma praça, unidade de esporte, escola”, detalhou.

Com informações da Agência Brasil