abc paulista

Metalúrgicos da Ford de São Bernardo comemoram 20 anos de comitê da cidadania

Grupo conta com o apoio de parceiros para desenvolver ações de inclusão social, como a formação de mecânicos, eletricistas e torneiros, entre outros

São Paulo – Reportagem da TVT mostra o trabalho de um grupo de metalúrgicos que, desde 1993, por iniciativa de 15 trabalhadores da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, organiza ações solidárias para promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes da região.

O chamado Comitê Cidadania, inspirado na campanha contra a fome e a miséria, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, atualmente tem a participação de 140 funcionários, que ajudam com a contribuição mínima de R$ 10, descontados da folha de pagamento e promove campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, além de atendimento odontológico.

Com o apoio de parceiros, o comitê ampliou as atividades e desenvolveu projetos de inclusão social, entre eles, a construção de uma creche no bairro de São Mateus e de um centro de capacitação, na Vila Carrão, ambos na zona leste de São Paulo, onde os jovens recebem formação em mecânica e elétrica de automóveis, tornearia, entre outras.

“Eu gostaria que cada um que participa com dinheiro pudesse só ver as crianças e o quanto ficam gratas com essa ajuda. Às vezes é pouco para nós, mas muito para elas”, disse o metalúrgico e integrante do comitê Josivaldo Rodrigues dos Santos, em entrevista à TVT.

O calendário anual de ações do comitê começa em maio, com a campanha do agasalho e segue até dezembro, quando os trabalhadores revivem a campanha idealizada por Betinho – o Natal Sem Fome –, que inclui a coleta e a doação de brinquedos.

Confira reportagem completa da TVT.