Jogadora Marta é nomeada embaixadora da Boa Vontade pela ONU

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou, em Estocolmo, Suécia, a jogadora de futebol brasileira Marta Vieira da Silva embaixadora da Boa Vontade na luta contra a pobreza. […]

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou, em Estocolmo, Suécia, a jogadora de futebol brasileira Marta Vieira da Silva embaixadora da Boa Vontade na luta contra a pobreza.

Eleita como a melhor do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) por quatro anos seguidos (2006 a 2009), Marta terá, no papel de embaixadora, a missão de trabalhar pela valorização da mulher como forma de combate à pobreza.

Em nota, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) informa que, durante a cerimônia de nomeação, a jogadora disse que dará ênfase especial à emancipação feminina, visando a ajudar a ONU a alcançar as metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Trata-se de acordo em escala mundial que pretende reduzir a pobreza pela metade até 2015, por meio de iniciativas de combate à fome, a doenças, ao analfabetismo, à degradação ambiental, e à discriminação de qualquer natureza, inclusive as contra as mulheres.

Marta recebeu as credenciais de embaixadora da Boa Vontade do diretor do escritório nórdico do Pnud, Jakob Simonsen. Em seu discurso, a jogadora falou sobre a origem humilde no bairro de Dois Riachos, em Alagoas, e sobre as dificuldades que passou ao longo da vida.

Na Suécia, Marta jogou pelo clube Umea IK, onde conseguiu marcar 111 gols em 103 partidas, entre 2004 e 2008. Apenas em 2007 ela não conquistou a artilharia do campeonato daquele país. Atualmente, a atleta joga no clube norte-americano FC Gold Pride.