Terreno vazio vira ocupação cultural ao lado do Minhocão, em São Paulo

Detalhe de ‘Ocupação Cultural Santa Cecília – São João Glete’: cidadania e ativismo no centro de São Paulo (©reprodução) São Paulo – De uma roda de samba no centro de […]

Detalhe de ‘Ocupação Cultural Santa Cecília – São João Glete’: cidadania e ativismo no centro de São Paulo (©reprodução)

São Paulo – De uma roda de samba no centro de São Paulo nasceu um projeto cultural. Criado há três anos, o bloco carnavalesco Filhos da Santa adotou o Largo de Santa Cecília como “morada” todas as terças-feiras. A bateria própria virou um projeto social: a escolinha de bateria para crianças e adolescentes. 

Pouco mais tarde, da necessidade de um lugar para desenvolver atividades sociais, floresceu uma ocupação. Em março de 2013, em um terreno da prefeitura próximo ao Minhocão, símbolo de degradação que corta a região ao meio, começou a surgir uma série de atividades culturais. 

O local, antes um espaço de convivência entre os moradores, foi fechado, abandonado e destinado a uma empresa de telefonia que nada fez por ali. 

Assista a integra do vídeo: