menos cadeia

Festival ‘Amanhecer contra a Redução’ prepara edição paulista, no Capão Redondo

Inspirado em exitosa mobilização uruguaia, que contribuiu para a derrubada da proposta da redução da maioridade, e após edição carioca com mais de 20 mil participantes, mobilização chega a São Paulo

reprodução/Amanhecer

Edição carioca do Amanhecer contra a Redução contou com a participação de mais de 20 mil pessoas e muita música

São Paulo – Contra a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos que tramita no Congresso, o movimento Amanhecer Contra a Redução realiza neste sábado (15) um festival cultural no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Surgido no Rio de Janeiro, quando reuniu cerca de 20 mil pessoas, o movimento desembarca agora na capital paulista. A proposta é inspirada na campanha uruguaia No a la Baja, que reduziu de 70% para 50% o percentual dos favoráveis à redução da maioridade penal e contribuiu para a derrota da proposta naquele país.

Isis Carolina Vergílio, da organização do evento, aposta na cultura como uma das principais ferramentas de transformação, e espera repetir o feito uruguaio. Ela classifica a proposta de redução como “retrocesso”, afirmando que o sistema carcerário não recupera e que a medida terá impacto, fundamentalmente, na população negra e periférica.

Isis conta que a escolha do Capão Redondo como palco para o festival se deu pela necessidade de levar mais informação para a periferia. “Infelizmente, existe uma porcentagem de pessoas muito grande, dentro da periferia, que é a favor da redução”, lamenta. “A população periférica, que vai ser a maior atingida, reproduz o discurso do opressor.”

Confira a reportagem do Seu Jornal, da TVT: