Dom Paulo comemora 90 anos na companhia de amigos

São Paulo – O arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, celebrou nesta quarta-feira (14) o aniversário de 90 anos ao lado de amigos. Como no ano passado, […]

São Paulo – O arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, celebrou nesta quarta-feira (14) o aniversário de 90 anos ao lado de amigos. Como no ano passado, o religioso rejeitou festas públicas e preferiu uma reunião reservada na Congregação Franciscana “Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos”, em Taboão da Serra (SP), na região metropolitana da capital.

No local, onde vive recluso há quatro anos, dom Paulo recebeu o jurista Hélio Bicudo, colaborador na resistência à ditadura; a socióloga Margarida Genevois, ex-presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, jornalista morto pela repressão em 1975; Ricardo Carvalho, autor do livro O cardeal e o repórter, que narra a parceria com dom Paulo durante os anos de chumbo; familiares e dez bispos.

“Dom Paulo ajudou o Brasil a encontrar de novo a democracia. Por isso atrai tantos amigos”, destacou dom Pedro Luiz Stringhini, hoje bispo de Franca, ordenado padre pelo franciscano. Ele conta que o aniversário foi marcado por uma missa celebrada pelos cardeais dom Odilo Scherer e dom Cláudio Hummes. Ao término do encontro, segundo Stringhini, dom Paulo agradeceu os presentes e demonstrou grande alegria.

Ele confirmou ainda que vai participar de uma cerimônia aberta no começo de outubro na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Na ocasião, o arcebispo emérito deve conversar com os presentes, em uma rara aparição pública desde que optou pela reclusão.