CUT divulga vencedores de prêmio sobre democracia; Lula será homenageado

Maria da Penha foi a escolhida na categoria Luta por Democracia e Direito dos Trabalhadores (Foto: Valter Campanato/ABr) São Paulo – A CUT divulgou nesta sexta-feira (2) os vencedores do […]

Maria da Penha foi a escolhida na categoria Luta por Democracia e Direito dos Trabalhadores (Foto: Valter Campanato/ABr)

São Paulo – A CUT divulgou nesta sexta-feira (2) os vencedores do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre, cuja cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 13. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá uma homenagem especial, na categoria “personalidade de destaque”. Os outros escolhidos, por categoria, foram os seguintes:

* Luta pela Redemocratização do Brasil: Rosalina de Santa Cruz (assistente social e professora-doutora da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica, a PUC, de São Paulo)

* Luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos: Frei Betto (jornalista e escritor)

* Luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores: Maria da Penha (farmacêutica, deu nome à lei de punição à violência contra a mulher)

* Luta por Democracia e Justiça no Campo: dom Pedro Casaldáliga (bispo emérito de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso)

* Instituição de destaque na luta por democracia e liberdade: MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra)

A cerimônia, que prevê ainda homenagens a blogueiros, está marcada para as 19h30, no Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo. Os apresentadores serão os atores Paulo Betti e Ester Goes. Segundo a CUT, o músico Wagner Tiso fará o show de abertura do evento, que terá ainda a participação do Teatro Popular União e Olho Vivo. O troféu foi criado pelo artista plástico Elifas Andreato.